Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Hotéis com melhor primeiro semestre em mais de uma década

Os hoteleiros estão satisfeitos com o desempenho de Janeiro a Junho. Há mais quartos ocupados, a preços mais caros, com maiores receitas para os empresários. Os alemães lideram as dormidas entre os estrangeiros.

Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 30 de Agosto de 2016 às 17:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

O primeiro semestre de 2016 "foi o melhor dos últimos 12 anos" em taxa de ocupação, preço médio por quarto e receita média por turista. A conclusão foi revelada esta terça-feira, 30 de Agosto, pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

Até Junho, a taxa de ocupação foi 63,2%, subindo 3,4 pontos percentuais em termos homólogos (59,8%). Se existiram mais quartos ocupados, estes custaram mais aos hóspedes: o preço médio por quarto ocupado situou-se nos 72,3 euros, com um crescimento de 6,3%.


Com cada quarto ocupado, os hotéis nacionais atingiram uma receita de 45,69 euros, uma evolução de 12,2%.


Os turistas também gastaram mais nesta modalidade de alojamento, com a receita média mensal a aumentar 7% para os 107 euros. A estada média manteve-se nos 1,88 dias no primeiro semestre. 


A maioria das dormidas deveu-se a motivos de lazer, recreio e férias. Em cada quatro dormidas, uma foi portuguesa e três de estrangeiros. A Alemanha assume a liderança (17%), seguida no pódio pelo Reino Unido (15%) e França (7%).


"Em termos absolutos, como habitualmente, Junho foi o melhor mês do semestre, mas em termos de variação homóloga, os meses de Março e Maio registaram os maiores crescimentos", explicou a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, em comunicado.

Ver comentários
Saber mais Associação da Hotelaria de Portugal AHP Alemanha Reino Unido França Cristina Siza Vieira economia negócios e finanças turismo hotelaria e alojamentos
Mais lidas
Outras Notícias