Rússia usa tecnologia para aumentar terror, denuncia Olena Zelenska. Web Summit oficialmente aberta
Olena Zelenska é a cabeça de cartaz da noite de abertura
Startups apresentam-se em palco antes do arranque
Susto com coluna de som interrompe arranque da Web Summit
Público tranquilo e à espera. Twitter debate o que terá acontecido.
Paddy Cosgrave sobe ao palco e pede mais 15 minutos
Paddy Cosgrave dá as boas-vindas ao maior número de sempre de participantes na Web Summit
O sonho de Moedas que se tornou realidade: a Fábrica de Unicórnios
Governo tem 90 milhões para vouchers verdes e para startups
CEO da Binance defende criptomoedas. "O mundo é que está a mudar"
Várias iniciativas ambientais da Apple ainda não são suficientes, admitiu Lisa Jackson
"Parem de financiar oligarcas russos", pediu Paddy Cosgrave
A Rússia está a usar a tecnologia para aumentar o terror, diz Olena Zelenska
Web Summit oficialmente aberta
- Portas abertas. É o tiro de partida da Web Summit, edição 2022
- Olena Zelenska é a cabeça de cartaz da noite de abertura
- Startups apresentam-se em palco antes do arranque
- Susto com coluna de som interrompe arranque da Web Summit
- Público tranquilo e à espera. Twitter debate o que terá acontecido.
- Paddy Cosgrave sobe ao palco e pede mais 15 minutos
- Paddy Cosgrave dá as boas-vindas ao maior número de sempre de participantes na Web Summit
- O sonho de Moedas que se tornou realidade: a Fábrica de Unicórnios
- Governo tem 90 milhões para vouchers verdes e para startups
- CEO da Binance defende criptomoedas. "O mundo é que está a mudar"
- Várias iniciativas ambientais da Apple ainda não são suficientes, admitiu Lisa Jackson
- "Parem de financiar oligarcas russos", pediu Paddy Cosgrave
- A Rússia está a usar a tecnologia para aumentar o terror, diz Olena Zelenska
- Web Summit oficialmente aberta
As portas da Web Summit foram abertas às 16:00, como habitualmente todos os anos. A noite inaugural vai ter lugar apenas no palco da Altice Arena e nos arredores do pavilhão filas de multidão acumulam-se pelas ruas do Parque das Nações.
Entre os nomes fortes do dia, temos a primeira dama da Ucrânia, o CEO da Binance e o primeiro-ministro português.
Doors are officially open ♥? ?? ?? #WebSummit pic.twitter.com/JtLqD0osGp
A primeira dama da Ucrânia, Olena Zelenska, vai ser o destaque principal da noite inaugural da Web Summit.
O nome do cabeça de cartaz foi divulgado durante a tarde por Paddy Cosgrave, no Twitter, depois de várias semanas de secretismo e especulação.
Como habitual todos os anos, no compasso de espera para o arranque oficial da noite de abertura em palco - e enquanto milhares de pessoas vão entrando no recinto de forma ordeira - várias startups sobem ao palco, para apresentar os seus projetos.
A qualquer altura, chegará Paddy Cosgrave - o CEO da cimeira - para as boas-vindas aos participantes. Este ano esperam-se mais de 70 mil pessoas.
Com a última ronda de startups em palco, um problema numa coluna de som que parece ter-se desprendido provocou uns instantes de pânico no público sentado em baixo, que começou a levantar-se e a fugir do local.
Imediatamente, as apresentações foram suspensas e, neste momento, perante alguma agitação, a organização está a tentar avaliar e resolver a situação.
Em palco, um membro da organização pediu aos participantes para permanecerem sentados, pediu desculpa pelo sucedido e referiu que o programa retomaria em breve.
Com o arranque da Web Summit parado para uma verificação de segurança, há muita especulação no Twitter sobre o que poderá ter acontecido.
A hipótese mais acolhida é a de que um dos drones que filma o evento terá colidido com uma coluna de som.
Pelo público no Altice Arena, o ambiente está tranquilo. As pessoas conversam e fazem a onda. Entretanto, a noite de abertura seguramente irá derrapar no horário.
#WebSummit2022 Can’t believe what just happened at @WebSummit pic.twitter.com/BVKhzQjlRc
"Boa noite Portugal. Como estão todos?"
Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, subiu ao palco, mas em vez do habitual discurso de arranque do evento, frisou a ocorrência de problemas técnicos e pediu mais 15 minutos para que tudo se resolva.
"Prometo que vai valer a pena a espera", indicou antes de sair.
"Finalmente aqui estamos." Paddy Cosgrave volta ao palco para dar o tiro de arranque da edição de 2022 da Web Summit.
O CEO do evento deu aos boas vindas àquele que é o maior número de sempre de participantes. "E temos o maior número de sempre de pessoas do Brasil, façam barulho", pediu, referindo a eleição recente de Lula da Silva, entre aplausos e alguns apupos.
Paddy Cosgrave indicou também que, nesta edição, está o maior número de sempre de participantes e startups da Ucrânia e mencionou que, de uma pandemia, a Europa passou para uma guerra.
O CEO falou ainda da mulher, do filho e até da mãe, que está pela primeira vez em Lisboa. Pediu ao público para se apresentar às pessoas do lado. E passou a palavra a Carlos Moedas.
Carlos Moedas é o primeiro orador a subir ao palco da Web Summit. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa centrou a sua intervenção na recentemente apresentada Fábrica de Unicórnios, que vai operar no Hub Criativo do Beato.
"No ano passado estava neste mesmo palco a falar da minha visão para a cidade de Lisboa", indicou, elencando algumas das suas medidas - como transportes públicos gratuitos, as medidas para os mais velhos e a meta da neutralidade carbónica para 2030. "Falei também do meu sonho de ter uma Fábrica de Unicórnios em Lisboa e no dia a seguir fui ridicularizado."
"Um ano depois, venho aqui anunciar que a Fábrica de Unicórnios de Lisboa é uma realidade", sublinhou Carlos Moedas.
O Governo vai lançar nos próximos dias um programa de vouchers verdes e para startups, no valor total de 90 milhões de euros, indicou em palco o ministro da Economia.
"Web Summit é o love affair da cidade", indicou António Costa Silva na sua intervenção.
O ministro da Economia enalteceu o ecossistema tecnológico e inovador do país, indicando que a relação entre o governo português e a Web Summit é "uma situação em que todos ganham".
Costa Silva falou também da lei das startups que o Governo está para lançar em breve, prometendo um dos melhores regimes fiscais do setor.
Notícia atualizada com o valor corrigido
"As criptomoedas estão estáveis. O mundo é que está a mudar". Foi a mensagem principal de Changpeng Zhao, CEO da Binance, no palco da Web Summit esta terça-feira, quando questionado sobre o crash que estes ativos viveram este ano.
O responsável acredita que, olhando para um horizonte de dez anos - e tomando a bitcoin como exemplo -, os ativos cripto registaram quedas em alguns anos específicos, mas conseguiram sempre recuperar. "É preciso educar os investidores para o risco", sublinhou.
Depois de uma breve intervenção com o público - com um participante a ganhar um "bilhete dourado" - subiu ao palco Lisa Jackson, vice-presidente de iniciativas ambientais da Apple.
Assumindo-se como comprometida com a luta contra as alterações climáticas, a responsável indicou algumas iniciativas da Apple: o uso de energia renovável, a meta da neutralidade carbónica, a eficiência dos processo. "Mas não é suficiente", reconheceu.
Lisa Jackson enfantizou que o trabalho com as comunidades é o que tem tido mais impacto e, neste momento, uma das suas prioridades.
"Parem de apoiar financeiramente os oligarcas russos. É a forma da Irlanda poder ajudar a Ucrânia."
Paddy Cosgrave teve o seu momento de intervenção antes de anunciar a última oradora da noite: Olena Zelenska. O irlandês denunciou que Dublin tem feito pouco para livrar o país de dinheiro russo, dando alguns exemplos.
A última oradora da noite foi a primeira dama da Ucrânia. Olena Zelenska denunciou que Moscovo está a usar tecnologia para aumentar a opressão na Ucrânia.
"A tecnologia pode mudar o mundo. Vocês podem decidir qual o rumo que a tecnologia pode tomar. A Rússia está a usá-la para o terror", indicou a mulher de Zelensky, mostrando imagens de destruição provocada por mísseis e drones do exército de Putin.
Olena Zelenska deixou um apelo aos participantes. "A tecnologia pode ajudar em vez de destruir. Por isso ajudem-nos".
Após a intervenção de Olena Zelenska, e ladeado pela primeira-dama da Ucrânia, o Ministro da Economia português e o presidente da Câmara de Lisboa, Paddy Cosgrave declarou a Web Summit oficialmente aberta.
António Costa apesar de ter estado sempre no programa, não compareceu na noite inaugural.
"Vemo-nos amanhã", despediu-se o CEO do evento.
Mais lidas
O Negócios recomenda