Bulgária passa a usar o euro como moeda a 1 de janeiro de 2026

A taxa de conversão oficial foi fixada nos 1,95583 levs búlgaros por euro. O Parlamento Europeu fala num sinal claro da integração europeia do país.
uniao europeia euro bruxelas zona euro
DR
Rui da Rocha Ferreira 08 de Julho de 2025 às 14:06


O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira a adesão da Bulgária ao conjunto de países que utilizam o euro como moeda única (conhecido como Zona Euro). A entrada oficial no grupo e a utilização da "moeda única" vai acontecer no dia 1 de janeiro de 2026.

PUB

A aprovação foi feita com 531 votos a favor, 69 contra e 79 abstenções. A Bulgaria torna-se assim no 21º país da Zona Euro. O membro mais recente é a Croácia, que juntou-se ao grupo em 2023.

A taxa de conversão oficial ficou fixada nos 1,95583 levs búlgaros por euro. "O Banco Central Europeu (BCE) e o Banco Central da Bulgária acordaram em acompanhar a evolução do lev búlgaro face ao euro no mercado cambial até 1 de janeiro de 2026", lê-se numa publicada pelo Banco Central Europeu (BCE).

A votação de hoje envia um sinal claro: a Bulgária está pronta para aderir à área do euro. Todos os critérios foram cumpridos e este passo assinala um marco fundamental na integração europeia plena da Bulgária – para o país e para os cidadãos”, disse a eurodeputada Eva Maydell, em do Parlamento Europeu.

PUB

A adesão ao euro significa também que a Bulgária passa a ter um lugar e um voto no Conselho do Banco Central Europeu (mas cujas ), constituído pelos governadores dos bancos centrais de cada país da Zona Euro. É, por exemplo, o Conselho do BCE que toma decisões sobre as taxas de juro e a política monetária da Zona Euro.

Pub
Pub
Pub