Bulgária passa a usar o euro como moeda a 1 de janeiro de 2026
O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira a adesão da Bulgária ao conjunto de países que utilizam o euro como moeda única (conhecido como Zona Euro). A entrada oficial no grupo e a utilização da "moeda única" vai acontecer no dia 1 de janeiro de 2026.
PUB
A aprovação foi feita com 531 votos a favor, 69 contra e 79 abstenções. A Bulgaria torna-se assim no 21º país da Zona Euro. O membro mais recente é a Croácia, que juntou-se ao grupo em 2023.
A taxa de conversão oficial ficou fixada nos 1,95583 levs búlgaros por euro. "O Banco Central Europeu (BCE) e o Banco Central da Bulgária acordaram em acompanhar a evolução do lev búlgaro face ao euro no mercado cambial até 1 de janeiro de 2026", lê-se numa nota de imprensa publicada pelo Banco Central Europeu (BCE).
“A votação de hoje envia um sinal claro: a Bulgária está pronta para aderir à área do euro. Todos os critérios foram cumpridos e este passo assinala um marco fundamental na integração europeia plena da Bulgária – para o país e para os cidadãos”, disse a eurodeputada Eva Maydell, em comunicado do Parlamento Europeu.
PUB
A adesão ao euro significa também que a Bulgária passa a ter um lugar e um voto no Conselho do Banco Central Europeu (mas cujas votações são feitas num sistema de rotatividade), constituído pelos governadores dos bancos centrais de cada país da Zona Euro. É, por exemplo, o Conselho do BCE que toma decisões sobre as taxas de juro e a política monetária da Zona Euro.
Saber mais sobre...
Saber mais Mercado cambial Votação Bulgária Banco Central Europeu Parlamento Europeu Banco Central do Brasil Eva MaydellMais lidas
O Negócios recomenda