Montenegro anuncia linha de 500 milhões para investimento em Moçambique

Primeiro-ministro diz que esta verba é representativa da confiança que Portugal tem em Moçambique.
O primeiro-ministro e o presidente moçambicano estiveram juntos no Palácio da Bolsa, no Porto.
Estela Silva/Lusa
Lusa 09 de Dezembro de 2025 às 13:46

O primeiro-ministro anunciou esta terça-feira, 9 de dezembro, que Portugal vai disponibilizar uma linha de crédito de 500 milhões de euros para incentivar as empresas portuguesas a investirem em Moçambique.

Luís Montenegro falava ao lado do Presidente moçambicano, Daniel Chapo, na conferência final da sexta cimeira Portugal-Moçambique, que se realizou hoje no Palácio da Bolsa, no Porto, com cerca de duas dezenas de governantes dos dois países.

PUB

"Queremos com isso significar a confiança que temos na economia de Moçambique e dizer às empresas portuguesas que estamos ao lado delas no processo de internacionalização", afirmou.

De acordo com o primeiro-ministro português, esta linha de crédito, destinada a áreas variadas, é uma forma de dizer às empresas portuguesas: "Olhem para Moçambique e para o processo de estabilização política e social do país e a sua ambição económica".

Portugal e Moçambique assinaram hoje 22 instrumentos jurídicos na sexta cimeira bilateral entre os dois países.

PUB

Na declaração final da sexta cimeira Portugal-Moçambique, os dois países concordaram em colocar a vertente económica e o desenvolvimento sustentável "no topo das prioridades da agenda de trabalho".

"Dando expressão à vontade política partilhada, ambos os países trabalharão na implementação de uma linha de financiamento à economia moçambicana, a disponibilizar pela parte portuguesa, destinada ao apoio a projetos de investimento empresarial em Moçambique, até ao montante de 500 milhões de euros", refere o texto.

Na declaração final, prevê-se que Portugal e Moçambique reforçarão os mecanismos de coordenação para maximizar os instrumentos de financiamento bilaterais, "promovendo parcerias empresariais em benefício do desenvolvimento e da diversificação económica em Moçambique".

PUB
Pub
Pub
Pub