A reunião do BCE e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira o BCE tem a primeira reunião de política monetária aos comandos de Christine Lagarde. É também dia de eleições gerais no Reino Unido.
newsletter cinco coisas 5coisas
Negócios 12 de Dezembro de 2019 às 07:30

Lagarde mostra-se ao mundo a partir do BCE


É a primeira reunião do BCE sobre política monetária sob liderança de Christine Lagarde. Não são esperadas alterações, mas todos os olhos vão estar centrados na conferência de imprensa que dará depois da reunião. O Banco Central Europeu vai também divulgar novas projeções económicas.

PUB

 

Também o banco central suíço vai anunciar a sua decisão sobre taxas de juro, esperando-se que mantenha os juros diretores no mínimo histórico de -0,75%.

 

PUB

Ontem, a Reserva Federal norte-americana deixou os juros inalterados, depois de três cortes consecutivos. A decisão era esperada e os investidores deverão hoje reagir a este anúncio.

 

Eleições no Reino Unido de olho no Brexit


PUB

Boris Johnson, de um lado, Jeremy Corbyn, do outro. Um deles sairá vencedor das eleições gerais no Reino Unido.

 

Parece certa a vitória dos conservadores de Boris Johnson, porém a maioria absoluta dos "tories" já foi um cenário mais provável. Um parlamento sem maioria ganhou força, hipótese que só agrada ao trabalhista Jeremy Corbyn.

PUB

 

SocGen eleva recomendação da EDP mas Renováveis vê corte


O Société Général (SocGen) está mais otimista na EDP: elevou a recomendação atribuída à elétrica ao patamar de "comprar". A instituição colocou ainda o preço-alvo nos 4,10 euros, 10% acima da avaliação anterior.

PUB

 

Já quanto à subsidiária de energias limpas do grupo, a EDP Renováveis, o SocGen baixou a recomendação de "comprar" para "manter". O preço alvo apontado são os 11 euros, o que implica um aumento de 9,1% perante a última cotação.

 

PUB

Norges Bank passa a ter participação qualificada na Sonae Capital


O Norges Bank, que gere o maior fundo soberano do mundo – o da Noruega –, passou a deter uma participação de 2,17% na Sonae Capital a 10 de dezembro, informou ontem em comunicado à CMVM a empresa liderada por Miguel Gil Mata.

 

PUB

Com esta posição, o Norges Bank passou a deter 1,99% de direitos de voto diretos e 0,18% em empréstimo de ações – que são direitos de voto que podem vir a ser adquiridos caso o instrumento seja convertido/exercido. A informação foi avançada já depois do fecho da bolsa, pelo que as ações estarão a reagir na sessão desta quinta-feira.

 

Dados económicos centram atenções dos dois lados do Atlântico


PUB

Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga as estatísticas dos serviços prestados às empresas, em 2018, bem como os números do terceiro trimestre deste ano relativos à construção: obras licenciadas e concluídas.

 

No resto da Europa, destaque para os dados da produção industrial na Zona Euro.

PUB

 

Nos EUA teremos os números dos pedidos de subsídio de desemprego na semana passada.

 

PUB
Pub
Pub
Pub