Há mais mulheres nas administrações das cotadas, mas nenhuma lidera
Está a aumentar a presença de mulheres nas administrações das empresas que estão na bolsa nacional. De acordo com o estudo da Informa D&B, um em cada 10 membros dos conselhos de administração são do sexo feminino. Contudo, nenhuma das empresas cotadas é liderada por mulheres.
PUB
"Estas empresas são lideradas na totalidade pelo género masculino", revela o estudo da Informa D&B sobre presença feminina nas empresas. Mas está a aumentar a presença do sexo feminino nas administrações. "Regista-se um aumento de 4,2 pontos percentuais [da presença de mulheres nos conselhos de administração] desde 2011", diz o estudo.
PUB
"Actualmente, 9,9% dos assentos nos conselhos de administração das empresas cotadas são ocupados por mulheres", diz a Informa D&B. É uma percentagem que está ainda abaixo dos 40% de cargos de administradores não executivos das empresas europeias cotadas preenchidos por mulheres, definido para 2020 pela Comissão Europeia.
PUB
Uma em cinco nas sociedades anónimas
PUB
O crescimento na presença de mulheres nas empresas cotadas vem na linha do que tem acontecido nas administrações das restantes empresas, de acordo com os dados apresentados pela Informa D&B.
PUB
"Nas sociedades anónimas também se verificou um aumento de 2,6 pontos percentuais dos cargos em conselhos de administração ocupados por mulheres, que se situam agora nos 20,9%", ou seja, um em cada cinco membros são mulheres, segundo a Informa D&B.
PUB
Mulheres trazem mais mulheres
PUB
De acordo com o estudo sobre a presença feminina nas empresas, a liderança feminina nas empresas, considerando um universo de análise de, em média, de 280 mil empresas, ascende a 28,2%, o que é "ligeiramente superior à das organizações (27,4%)".
E é nas "empresas lideradas por mulheres que se encontram mais equipas de gestão mista (60,3%), em contraponto com as empresas lideradas por homens, que preferem equipas exclusivamente masculinas (58,8%)", refere a Informa D&B.
PUB
"A gestão mista verifica-se em 46,5% das empresas e predomina nas empresas lideradas por mulheres (em 60,3%). Quando o líder da empresa é uma mulher, há maior presença feminina em todos os cargos de direcção. Nas empresas lideradas por homens, as equipas exclusivamente masculinas estão em maioria (58,8%)", remata.
Mais lidas
O Negócios recomenda