Resultados e petróleo levam índices asiáticos a níveis recorde
As praças asiáticas iniciaram a semana em alta, com os índices de Hong Kong, Índia e da Coreia do Sul a atingirem novos máximos, depois da Nissan ter apresentado resultados que superaram as estimativas dos analistas. Os recorde do petróleo também contribuíram para a subida dos mercados.
O MSCI Asia-Pacific terminou a sessão a valorizar 2,3% para 171,92 pontos, já o Topix subiu 2,07%, a maior valorização diária do último mês. O Nikkei 225 apreciou 1,17% para 16.698,08 pontos, enquanto o Kospi (da Coreia do Sul) ganhou 1,6%. O Hang Seng superou pela primeira vez na sua história os 31.000 pontos.
PUB
Para os fortes ganhos dos mercados asiáticos contribuíram os resultados acima do esperado apresentados pelas cotadas. A Nissan, a terceira maior fabricante automóvel do Japão, revelou que os seus lucros aumentaram para 120 mil milhões de ienes, um valor acima das previsões que levou os títulos da empresa a subir mais de 13%.
O sector financeiro também contribuiu para a subida, recuperando das perdas da semana passada, com o Mitsubishi UFJ Financial a liderar os ganhos, assim como os títulos das companhias ligadas ao sector mineiro que beneficiaram dos novos recordes do petróleo nos mercados internacionais (acima dos 93 dólares nos EUA).
A BHP Billiton, a maior mineira do mundo e a maior produtora de petróelo da Austrália, encerrou a primeira sessão da semana em alta de 2,9%, a cotar nos 47,07 dólares australianos, tendência seguida pela japonesa Inpex Holdings que somou 0,8% para 1,28 milhões de ienes.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda