Acordo na Alemanha dá ganhos à bolsa nacional
A bolsa nacional abriu em alta, a recuperar da desvalorização da véspera, seguindo o desempenho das praças europeias que estão a beneficiar com o acordo alcançado no Governo alemão que evita para já uma crise política na maior economia europeia.
PUB
Horst Seehofer (CSU), ministro alemão do Interior que no domingo ameaçou demitir-se do governo alemão devido às divergências face à sua parceira de coligação, Angela Merkel (CDU), relativamente à política em matéria de imigração e regras de asilo, anunciou ontem à noite que ambas as partes chegaram a acordo.
PUB
O PSI-20 avança 0,64% para 5.523,19 pontos, com 13 cotadas em alta, três em queda e duas sem variação.
As cotadas que ontem mais penalizaram o índice português são as que hoje mais contribuem para a subida. É o caso do Banco Comercial Português (+0,75% para 0,2561 euros) e também da Galp Energia (+0,86% para 16,35 euros).
PUB
A Jerónimo Martins recupera de mínimos de dois anos e sobe 0,42% para 12,085 euros. OS CTT valorizam 0,42% para 2,902 euros depois de ontem terem cedido mais de 3% em reacção a uma nota de "research" negativa do Jefferies. O banco de investimento cortou a avaliação dos CTT de 3,35 euros para 3,00 euros, um corte superior a 10%.
O sector energético está todo em alta, com a EDP a valorizar 0,73% para 3,435 euros e a EDP Renováveis a ganhar 0,56% para 8,965 euros, depois de ontem ter tocado em máximos históricos nos 9 euros por acção, uma cotação que se encontra já 23% acima do preço da OPA da China Three Gorges.
PUB
A REN valoriza 0,58% para 2,448 euros, depois de ontem ter anunciado que celebrou um contrato para vender o negócio de gás de petróleo liquefeito (GPL) à Energyco, sem precisar o valor. Por outro lado, a ERSE deu parecer favorável aos primeiros cinco anos do plano de investimento da rede de transporte de electricidade apresentado pela REN (máximo de 474 milhões de euros em cinco anos).
Mais lidas
O Negócios recomenda