Bolsa da Rússia sobe mais de 1,5% após vitória de Trump

Ao contrário do resto dos mercados bolsistas do mundo, o mercado russo está a receber de forma positiva os resultados das eleições dos EUA.
BLOOMBERG TV - VTB Bank’s Kostin Vehemently Defends Putin
Bloomberg
Sara Antunes 09 de Novembro de 2016 às 11:12

O índice Micex sobe 1,6% para 1.999,61 pontos, o que corresponde ao maior ganho entre as praças bolsistas do mundo desenvolvido, realça a Bloomberg. Isto numa manhã que está a ser pautada por quedas generalizadas, ainda que se esteja a assistir a um atenuar das perdas na Europa.

PUB

 

Donald Trump venceu as eleições e será o 45.º presidente dos EUA, falta apenas conhecer a dimensão real da vitória do candidato republicano. Nesta altura, levando em linha de conta os resultados já conhecidos e as projecções da CNN, Trump já garantiu 288 votos no colégio eleitoral. Precisava de apenas 270 para ser eleito. Hillary Clinton está bastante distante dessa marca, tendo apenas 215 votos. 

 

PUB

Estes resultados provocaram quedas acentuadas nas praças europeias, na Ásia, nos futuros do S&P500, no dólar e no petróleo. Mas a pressão já foi aliviada, algo para o qual terá ajudado o discurso de Trump, que prometeu duplicar o crescimento económico e reconstruir o país, com obra pública que dará trabalho a muitos americanos.

 

Na Rússia a reacção é bem diferente. Além do índice bolsista estar a subir, o rublo também está a cair menos do que as pares.

PUB

 

Há uma possibilidade de "uma redução das sanções nos próximos meses, permitindo aos empresários russos conseguirem financiamento", afirma à Bloomberg Michael Levy, da Barings. "Isto deverá levar a uma subida das perspectivas para as empresas russas e pode representar novas oportunidades entre as cotadas russas", acrescentou. 

Pub
Pub
Pub