Bolsa grega sobe 3% a beneficiar da banca e declarações de Dijsselbloem
O principal índice grego, o FTSE/ASE está a subir 3,11% para 1.574,11 pontos, numa altura em que a cor dominante entre as praças europeias é o vermelho. O Stoxx600, que agrega as 600 maiores cotadas europeias, está a perder 0,44%, com alguns índices a recuarem mais de 1%, como o francês CAC.
PUB
A banca é a principal responsável pelo comportamento da bolsa, com o Piraeus a subir mais de 8,5%, tendo até chegado a avançar 10%. Este ganho está relacionado com os resultados apresentados na terça-feira, 15 de Novembro, já depois do fecho do mercado.
O banco revelou que o resultado líquido das operações continuadas foi de 14 milhões de euros nos primeiros nove meses, um valor que é justificado em parte pelo terceiro trimestre, período em que os resultados das operações continuadas foram de 31 milhões de euros. A instituição financeira reportou também uma melhoria dos rácios de solvabilidade, tendo anunciado que no final de Setembro o CET1 atingiu os 17,6%.
PUB
O Piraeus está assim a reflectir os resultados do terceiro trimestre, mas este não será o único factor a animar a negociação das acções, até porque a tendência é de ganhos generalizados na praça helénica.
PUB
O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse esta quarta-feira está "um pouco mais aberto" ao argumento de se deixar a Grécia ter um excedente primário mais realista no futuro.
"Teremos de ver quão brando o Eurogrupo vai ser nas negociações com a Grécia e o FMI e que excedente primário será realista no médio prazo", acrescentou o responsável numa conferência em Londres, citado pela Bloomberg.
PUB
Estas declarações do responsável europeu surgem um dia depois de Barack Obama ter aterrado em Atenas e defendido que a economia helénica precisa de espaço para poder crescer e que é chegada a hora para encontrar uma solução duradoura para a dívida grega.
Estas questões estarão também a contribuir para a subida da bolsa, e em especial da banca. O Eurobank Ergasias estáa ganhar mais de 7,5%, o Alpha Bank e o National Bank of Greece mais de 5%.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem Grécia FMI Barack Obama Atenas Eurobank Ergasias Alpha Bank National Bank bolsaA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda