PSI abre em baixa pressionado pela queda de quatro pesos-pesados
A bolsa de Lisboa começa a última sessão da semana em baixa, cedendo 0,14% para os 7.738,78 pontos. A praça portuguesa acompanha assim a francesa, que também negoceia de forma negativa, enquanto a praça neerlandesa, também já a negociar, está com uma subida superior a 0,40%.
O índice português está a ser pressionado pelas cotadas com maior valorização. O banco BCP lidera as quedas aos primeiros minutos da negociação, com uma baixa de 0,54% para os 0,7328 euros por ação. Também a EDP (- 0,19%), a Galp (- 0,12%) e a Jerónimo Martins (- 0,09%) estão a negociar no vermelho.
PUB
Apenas duas cotadas apresentam ganhos, com destaque para a EDP Renováveis, que sobe 0,30%, para os 9,91 euros por ação. O braço de energias "verdes" do grupo EDP está entre as cotadas que o Goldman Sachs vê a ganhar com prevenção de crises energéticas.
A outra empresa em alta é a Semapa, que avança 0,11% para os 17,70 euros por ação.
No global, das 15 cotadas do PSI, quatro mantêm-se ainda inalteradas na negociação (Altri, Ibersol, Nos e Ren) e nove estão a negociar de forma negativa.
PUB
Acompanhe toda a evolução dos mercados desta sexta-feira aqui.
Saber mais sobre...
Saber mais Mercado e bolsa Mercado da energia Energias de Portugal Semapa EDP Renováveis Jerónimo Martins Goldman Sachs Galp LisboaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda