BCP vai extinguir mais de 309 milhões de ações
A operação será acompanhada de um aumento de capital por incorporação de uma reserva especial criada no valor de 61,4 milhões de euros.
O BCP registou uma operação de redução do capital social por via da extinção de mais de 309 milhões de ações próprias - na sequência de um programa de 200 milhões de euros para recompra de ações - bem como um posterior aumento de capital no mesmo valor por incorporação de uma reserva especial, indicou esta terça-feira o banco liderado por Miguel Maya em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Assim, detalha o BCP, primeiro irá proceder a uma "redução do capital social do banco em 61.405.928,67 euros, com a finalidade especial de execução do Programa de Recompra, passando a cifra do capital social a ser de 2.938.594.071,33 euros, envolvendo a extinção de 309.362.863 ações próprias nominativas escriturais e sem valor nominal e a criação de uma reserva especial, sujeita ao regime da reserva legal, no valor de 61.405.928,67 euros".
Subsequentemente, realizará um "aumento do capital social do banco no montante de 61.405.928,67 euros para 3.000.000.000,00 euros, sem emissão de novas ações e por incorporação de reserva especial no mesmo montante constituída para o efeito na sequência da redução do capital social anteriormente referido, com o objetivo de reposição da cifra do respetivo capital social".
Assim, o capital social do BCP será de três mil milhões de euros representado por 14.804.627.089 ações escriturais sem valor nominal.
"A operacionalização destas operações será concretizada nos próximos dias junto da Central de Valores Mobiliários gerida pela Euronext Securities Porto", indica o banco, assinalando que "estas operações foram implementadas sem alteração da situação líquida do banco e com vista à simplificação da respetiva estrutura de balanço".
Mais lidas