Wall Street volta aos ganhos após tropeçar no arranque do mês. Boeing dispara 10%

Os ganhos do setor tecnológico deram força aos principais índices norte-americanos, após uma sessão pressionados por dados económicos desapontantes e uma fuga dos investidores ao risco.
AP
Ricardo Jesus Silva 21:14

Depois de um arranque de dezembro atribulado, os principais índices norte-americanos encerraram a sessão desta terça-feira em alta, impulsionados pelos ganhos no setor tecnológico, numa altura em que se antecipa um corte nas taxas de juro já na reunião da Reserva Federal (Fed) dos EUA na próxima semana. 

O S&P 500 terminou a negociação com ganhos de 0,25% para 6.829,37 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq Composite acelerou 0,59% para 23.413,67 pontos e o industrial Dow Jones subiu 0,39% para 47.474,46 pontos. É já a sexta sessão em sete que os três grandes índices norte-americanos registam valorizações, depois de um "rally" de recuperação ter sido interrompido na segunda-feira, com as ações a serem pressionadas por dados económicos desapontantes, uma subida expressiva nos juros das obrigações do país e ainda uma queda abrupta no setor das cripto. 

PUB

"Tudo isto está a adicionar um pouco de volatilidade ao mercado, num momento em que há uma espécie de vácuo de catalisadores até à  decisão da Fed" no dia 10 de dezembro, refere Ross Mayfield, estratega de investimentos da Baird, à Reuters. O analista destaca, no entanto, o crescimento nas compras online entre o o feriado de Thanksgiving, na passada quinta-feira, e a Cyber Monday, com os .

O mercado de "swaps" aponta agora para uma probabilidade de 89% da Fed vir a cortar os juros no encontro da próxima semana. O arrefecimento da economia norte-americana dá força à narrativa, mas intervenções recentes dos membros do banco central demonstram uma divisão interna. Apesar disso, o presidente da Fed de Nova Iorque e o governador Christopher Waller acabaram por alimentar o otimismo dos investidores nas últimas semanas, ao apontarem para a necessidade de uma flexibilização monetária.

Já na frente geopolítica, aguardam-se novidades das negociações entre a delegação dos EUA e Rússia, reunidos até a esta hora em Moscovo. Horas antes do encontro, : "Se a Europa quiser lutar connosco, estamos prontos para fazê-lo agora mesmo", atirou. Na segunda-feira, o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, admitiu que a versão revista do plano de paz dos EUA "parece melhor", mas precisa ainda de ser trabalhada.

PUB

Entre as principais movimentações de mercado, a Boeing disparou 10,15% para 205,38 dólares, o maior movimento entre as cotadas do Dow Jones, depois de a fabricante de aeronaves ter revisto em alta as previsões de entrega dos modelos 737 e 787 no próximo ano. Já a Warner Bros Discovery ganhou 2,76% para 24,53 dólares, depois de ter recebido uma nova série de propostas de aquisição, com a Netflix a tomar a dianteira da corrida.

No setor dos criptoativos, a Strategy e a Coinbase aceleraram 5,78% e 1,32%, respetivamente, impulsionadas por uma recuperação da bitcoin, que valorizou cerca de 7%

Pub
Pub
Pub