Ações da Galp sobem 2,8% e dão mais um arranque positivo à bolsa de Lisboa
Negociação em alta do petróleo nos mercados internacionais embala a petrolífera portuguesa. Negociação dividida na praça portuguesa, com oito cotadas em terreno positivo e oito em terreno negativo.
- 1
- ...
A bolsa de Lisboa começa a sessão desta quinta-feira em alta, acompanhando a tendência das congéneres europeias de Paris (0,87%) e Amesterdão (1,15%), que às 08:13 horas negociavam igualmente com ganhos. O PSI avança 0,35% para os 8,693,93 pontos.
O grande destaque desta manhã vai para a Galp. As ações da petrolífera valorizam 2,84% para os 20,34 euros, num contexto em que o petróleo está a valorizar 1,5% nos mercados internacionais, sustentado pelas mais recentes ameaças do líder norte-americano de atuação no Irão.
O setor de petróleo e gás, a nível europeu, valoriza 7,29% no arranque da sessão desta quinta-feira, sublinhando assim a tendência positiva das cotadas deste ramo.
O impulso da Galp é decisivo para colocar o PSI em terreno positivo, considerando que a negociação desta manhã está dividida, com oito cotadas do lado da tabela verde e outras oito do lado da tabela vermelha.
Nos ganhos, o BCP (0,66%) e a EDP Renováveis (0,08%) também influenciam positivamente, com as construtoras Mota-Engil (0,73%) e Teixeira Duarte (0,82%) a registarem valorizações.
Do lado das perdas, a Altri é a que regista o maior recuo (0,67%), seguida da Ibersol, que cai 0,47%. Os pesos-pesados EDP (- 0,23%) e Jerónimo Martins (- 0,10%) também presionavam pela negativa.
Acompanhe a evolução dos mercados desta quinta-feira aqui.
Mais lidas