Dona da bolsa de Lisboa compra 74% da grega Athex
O mercado de capitais ateniense vai juntar-se ao grupo Euronext, no seguimento da oferta pública de aquisição (OPA) que ficou concluída esta semana.
A bolsa grega vai juntar-se ao grupo que detém também a praça lisboeta. A Euronext anunciou esta quarta-feira que conseguiu comprar 74,25% do capital da Athens Stock Exchange (Athex) durante a oferta pública de aquisição que terminou na passada segunda-feira. O montante fica acima do requisito mínimo de 50% mais uma ação que tinha sido fixado para o sucesso da operação. No entanto, tendo ficado com menos de 90% do capital, a Euronext diz que vai “considerar as suas opções” para atingir esse objetivo.
“A integração da Athex na Euronext marca um marco significativo tanto para a Grécia como para o panorama financeiro europeu em geral”, diz o CEO Stéphane Boujnah, citado em comunicado. “Ao juntar-se à Euronext, a Athex passará a fazer parte de uma rede europeia forte e integrada, focada em conectar as economias locais aos mercados globais. Os emitentes, corretores e investidores gregos beneficiarão de tecnologias avançadas de negociação e pós-negociação que irão melhorar o posicionamento global e a competitividade do mercado de capitais grego”, refere.
Durante o período de aceitação da OPA, que durou seis semanas e terminou a 17 de novembro de 2025, os acionistas apresentaram um total de 42.953.405 ações da Athex, correspondentes a aproximadamente 74,25% dos direitos de voto. Os resultados são conhecidos depois de, na semana passada, o grupo ter anunciado que tinha recebido as aprovações regulatórias necessárias para a transação. Assim, estão cumpridas todas as condições da OPA.
O grupo, que opera atualmente as bolsas portuguesa, francesa, neerlandesa, italiana, belga, irlandesa e norueguesa espera que a aquisição gere sinergias de caixa anuais de 12 milhões de euros até ao final de 2028, embora os custos de implementação associados a essas sinergias sejam estimados em 25 milhões. A Euronext antecipa que a transação seja lucrativa para os seus acionistas logo no primeiro ano após a concretização das sinergias.
“Esta aquisição consolida ainda mais o papel da Euronext como infraestrutura de mercado diversificada líder na Europa e estabelece uma base sólida para o desenvolvimento do grupo no sudeste da Europa, uma região com fortes perspetivas de crescimento”, indica Stéphane Boujnah.
O CEO anuncia ainda, no mesmo comunicado, que pretende estabelecer um novo centro de apoio e tecnologia a nível do grupo em Atenas, que prestará apoio dedicado às linhas de negócio da Euronext. “Esta importante iniciativa reflete o nosso compromisso em investir no talento grego e criar oportunidades valiosas para o desenvolvimento profissional, a inovação e o sucesso a longo prazo”, acrescenta.
Após a comunicação dos resultados da operação – na qual a Euronext ofereceu 0,050 das suas próprias ações por cada ação da Athex -, os novos títulos da Euronext serão emitidos na próxima sexta-feira, 21 de novembro. Na segunda-feira seguinte dar-se-á a liquidação da oferta.
Mais lidas