pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Euronext recebe aprovação dos reguladores para lançar OPA sobre bolsa de Atenas

A gestora da bolsa de Lisboa avalia a ATHEX por 412,8 milhões de euros. A aquisição é feita através de uma troca de 20 ações da bolsa de Atenas e uma ação da Euronext.

Stéphane Boujnah é o CEO da Euronext.
Stéphane Boujnah é o CEO da Euronext. Fábio Poço/Movephoto
10:29

A dona da bolsa de Lisboa, a Euronext, recebeu esta segunda-feira autorização do regulador para lançar uma oferta pública de aquisição (OPA, na sigla em inglês) sobre a bolsa de Atenas, de 412,8 milhões de euros. A empresa liderada por Stéphane Boujnah pretende adquirir e revela que a comissão executiva da ATHEX deu apoio unânime à operação e pretende vender as suas ações à gestora.

A oferta está estruturada numa taxa de conversão fixa de 20 ações ordinárias da ATHEX por cada nova ação da Euronext. Em comunicado publicado no final de julho de 2025, a Euronext adiantava que, tendo em conta o fecho de 142,7 euros na sessão de 30 de julho, "a oferta proposta avalia a ATHEX em 7,14 euros por ação e o capital social ordinário total de 412,8 milhões de euros".

A operação foi lançada esta segunda-feira pelas oito da manhã na hora de Atenas e termina a 17 de novembro pelas 14h. Os resultados serão divulgados no dia 19 de novembro. O fim da oferta está dependente de a Euronext ter sob seu controlo 67% da bolsa de Atenas e caso ultrapasse o patamar de 90% irá exercer o direito a uma aquisição potestativa e os restantes acionistas poderão, nessa altura, vender as ações que detêm, uma vez que o objetivo passa por retirar a empresa de bolsa.

A Euronext, que opera, atualmente, as bolsas de Lisboa, Paris, Amesterdão, Milão, Bruxelas, Dublin e Oslo, espera que a aquisição proporcione de caixa anuais de 12 milhões de euros até ao final de 2028, embora os custos de implementação associados a essas sinergias sejam estimados em 25 milhões. A estimativa é de que a operação fique concluída no final do ano.

"O interesse da Euronext na ATHEX reflete a forte confiança da Euronext no desenvolvimento positivo da economia grega e no potencial de crescimento resultante de uma maior integração dos mercados de capitais gregos na Zona Euro e de um melhor acesso aos investidores internacionais", explica a dona da bolsa de Lisboa, em comunicado.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio