pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Jerónimo Martins passa EDP e torna-se a cotada mais valiosa do PSI-20

A retalhista voltou a tornar-se a empresa com maior capitalização bolsista do PSI-20. Mas com uma vantagem pequena. Já a EDP perdeu mais de 800 milhões de euros em valor de mercado desde que António Mexia foi constituído arguido.

Pedro Soares dos Santos
Pedro Soares dos Santos Bruno Simão
15 de Junho de 2017 às 20:39

A Jerónimo Martins ultrapassou à justa a EDP como a cotada mais valiosa do PSI-20 na sessão desta quinta-feira, 15 de Junho. Aos valores de fecho, o mercado avalia a retalhista em 11.195 milhões de euros, mais 21 milhões de euros que a capitalização bolsista da EDP (11.174 milhões de euros). A Galp ocupa o terceiro lugar, mas a diferença entre as maiores empresas da bolsa nacional é pequena face aos dados históricos, pelo que qualquer oscilação pode levar a novas alterações no "ranking" das maiores cotadas.

Apesar de as acções da Jerónimo Martins terem descido 1,52% esta quinta-feira para 17,79 euros, a EDP cedeu 3,69% para 3,056 euros. Isto depois de o Morgan Stanley ter cortado a recomendação e o preço-alvo para a eléctrica por temer impactos negativos para a acção devido à investigação sobre os custos de manutenção de equilíbrio contratual (CEMC).

Pedro Soares dos Santos
Jerónimo Martins passa EDP e torna-se a cotada mais valiosa do PSI-20

Desde que a sede da EDP foi alvo de buscas e da constituição como arguidos de António Mexia e de João Manso Neto, a 2 de Junho, a eléctrica perdeu 833 milhões de euros de valor de mercado, correspondendo a uma descida de 6,94% das acções. É o segundo pior desempenho entre as cotadas do PSI-20. Apenas as unidades de participação do Montepio fizeram pior, com uma desvalorização de 34,81%.

Nos últimos anos a luta pela liderança da lista das mais valiosas da bolsa nacional tem sido disputada entre a EDP e a Galp. No entanto, com a queda dos preços do petróleo a Galp também viu as acções a terem comportamento negativo nas últimas semanas. Perde 3,48% desde 2 de Junho. A petrolífera está avaliada pelo mercado, tendo em conta os valores de fecho desta quinta-feira, em 11.033 milhões de euros.

A Jerónimo Martins volta a ser a mais valiosa do PSI-20 quase quatro anos depois. Em Julho de 2013 chegou a valer mais 700 milhões de euros que a EDP e a ter uma capitalização bolsista que superava a da Galp em mais de 1.000 milhões de euros, segundo dados da Bloomberg.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio