Queda do petróleo penaliza bolsas dos Estados Unidos
As bolsas norte-americanas estão a negociar em queda numa altura em que o petróleo cai mais de 2,5% nos mercados internacionais e os investidores esperam para ouvir o discurso de Janet Yellen.
Os principais índices norte-americanos abriram a sessão desta terça-feira, 29 de Março, em terreno negativo, numa altura em que o petróleo desvaloriza mais de 2,5% nos mercados internacionais.
O índice industrial Dow Jones desce 0,35% para 17.474,8 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq perde 0,23% para 4.755,65 pontos. Já o S&P500 desvaloriza 0,2% para 2.033,00 pontos.
"A correcção dos preços do petróleo está a anular qualquer optimismo acerca da economia nos mercados", refere Pedro Ricardo Santos, da XTB, em declarações à Bloomberg.
O petróleo está a negociar em queda pela quarta sessão consecutiva, corrigindo das recentes subidas e a ser penalizado pela expectativa de que as reservas de crude dos Estados Unidos deverão ter voltado a subir.
Segundo os analistas consultados pela Bloomberg, os dados da Administração de Informação de Energia dos Estados Unidos – que serão revelados esta quarta-feira - deverão mostrar que as reservas subiram em 3 milhões de barris na semana passada. A confirmarem-se estes números, será a sétima semana consecutiva de aumentos.
Os investidores estão ainda expectantes em relação ao discurso da presidente da Reserva Federal norte-americana, Janet Yellen, para obterem pistas sobre o "timing" da próxima subida dos juros e da trajectória previsível da política monetária. A presidente da Fed fala esta terça-feira no Economic Club de Nova Iorque.
Recorde-se que na última reunião a Reserva Federal dos EUA manteve a taxa de juro inalterada e sinalizou um ritmo de subida mais gradual este ano.
"Os desenvolvimentos económicos e financeiros globais continuam a colocar riscos" para os EUA e podem comprometer a subida dos juros, revelou o Comité de Política Monetária da Reserva Federal dos EUA (FOMC), após a reunião de meados deste mês.
Mais lidas