Wall Street recupera mas com timidez
As bolsas do outro lado do Atlântico encerraram em ligeira alta, numa sessão em que a recuperação das tecnologias compensou as descidas no setor financeiro.
O Dow Jones fechou a somar 0,17% para 25.169,88 pontos e Standard & Poor’s 500 avançou 0,21% para 2.788,86 pontos depois de ontem ter registado o valor mais baixo das últimas 12 semanas.
Por seu lado, o tecnológico Nasdaq Composite registou um ganho de 0,27% para 7.567,72 pontos.
Os índices de Wall Street oscilaram entre ganhos e perdas ao longo da sessão, mas conseguiram encerrar no verde, apesar de o crescimento da economia no primeiro trimestre ter sido revisto em baixa de 3,2% para 3,1%.
Embora o Departamento do Comércio dos Estados Unidos tenha revelado que afinal a economia cresceu 3,1%, e não os 3,2% avançados na sequência da primeira leitura, esta revisão em baixa foi menor do que era antecipado pelos analistas – que apontavam para uma expansão económica de apenas 3%.
O setor financeiro esteve a negociar no vermelho, mas as tecnologias registaram alguns ganhos, o que ajudou a compensar a tendência negativa das bolsas.
No acumulado deste mês, e quando falta apenas uma sessão para maio encerrar, o S&P 500 perde em torno de 6%, mas regista um ganho de 11% no total do ano.
O nervosismo em torno das tensões comerciais EUA-China, com o esperado acordo comercial entre Washington e Pequim cada vez mais demorado, tem continuado a pressionar as bolsas.
Com este clima de incerteza, os investidores têm preferido apostar menos no mercado acionista e refugiar-se em ativos considerados seguros, como é o caso da dívida norte-americana.
Mais lidas