Sonaecom começa a pagar dividendo a partir de 26 de Maio
A Sonaecom anunciou, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que o dividendo bruto de 7,7 cêntimos por acção, avançado a 13 de Março como proposta da administração, estará a pagamento a partir de 26 de Maio.
PUB
Assim, o último dia em que as acções da empresa de pasta e papel conferem direito ao dividendo é dia 23 de Maio.
PUB
Esta quinta-feira, a Sonaecom encerrou a valer 2,621 euros por acção. Tendo em conta esta cotação de fecho, ao dividendo proposto corresponde assim uma rendibilidade ("dividend yield") de 2,93%.
A Sonae receberá a maior parte destes dividendos, já que a empresa co-liderada por Paulo Azevedo e Ângelo Paupério detém mais de 88% da Sonaecom. Receberá assim cerca de 21 milhões de euros pelos dividendos na Sonaecom. A Sonaecom distribui, então, 50% dos resultados líquidos consolidados aos accionistas.
PUB
Os dividendos pagos aos accionistas não residentes que não tenham estabelecimento estável em território português ou que, tendo-o, não lhe sejam imputáveis, estão sujeitos a retenção na fonte com caráter definitivo (28% IRS e 25% IRC), refere o comunicado da empresa. Nesse caso, o dividendo líquido será de 0,05544 euros e 0,05775 euros, respectivamente.
PUB
A remuneração accionista da Sonaecom tinha sido de 5,8 cêntimos por acção no ano passado, por conta dos resultados de 2015.
Em 2016, um efeito positivo na rubrica de impostos, conjugado com a aquisição de fundos, permitiu à Sonaecom registar lucros de 48,1 milhões de euros, mais 39% que no ano anterior.
PUB
A Sonaecom controla 50% da Zopt (através da Sonae e Isabel dos Santos), que por sua vez é titular de 52,15% do capital da operadora de telecomunicações Nos. A operadora Zopt nasceu da fusão entre a Optimus e a Zon.
PUB
Recorde-se que, à falta de uma comissão executiva na Sonaecom, a administração da empresa deliberou, na reunião realizada no passado dia 13 de Março, constituir o referido órgão e nomear, para o integrar, os seguintes membros do conselho de administração: Ângelo Paupério (na foto), na qualidade de presidente, e Maria Cláudia Teixeira de Azevedo, como vogal.
Esta decisão diz respeito ao mandato em curso, relativo ao quadriénio de 2016-2019, referiu a Sonaecom no comunicado divulgado junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
PUB
Além de Paupério e Cláudia Azevedo, também António Lobo Xavier integra o actual conselho de administração da empresa.
PUB
Ângelo Paupério ocupa também, entre outros, o cargo de co-CEO da Sonae com Paulo Azevedo. E Cláudia Azevedo é ainda presidente da comissão executiva da Sonae Capital.
Saber mais sobre...
Saber mais Sonaecom Zopt Ângelo Gabriel Ribeirinho dos Santos Paupério Maria Cláudia Teixeira de AzevedoA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda