BPI: Central da EDP em São Manoel “acelera transição” para negócio mais rentável no Brasil
A central hidroeléctrica que a EDP vai construir no Brasil é “positiva” para o grupo português porque acelera a transição do negócio da distribuição para o da geração de electricidade, reforçando o potencial de rendibilidade, segundo o BPI.
A EDP venceu a concessão de uma hidroeléctrica no Brasil no valor de 2,7 mil milhões de reais (840,6 milhões de euros). A notícia de contrução de uma central hidroeléctrica em São Manoel foi bem recebida pelos analistas, com o BPI Equity Reseach a dizer que a notícia é “positiva”.
“Com a concessão de São Manoel, a EDP reforça o seu perfil de crescimento no atractivo negócio da geração de electricidade, acelerando a sua transição do [negócio] seguro mas relativamente menos rentável da distribuição para o da geração”, explica o banco no Iberian Daily desta manhã.
O projecto vai acrescentar 350 mega watts (MW) de capacidade de geração da EDP Brasil em energia hidroeléctrica aos 597 MW que a empresa já detém previstos para 2015. O projecto de São Manoel vai permitir aumentar a produção instalada em 28%, a 2017, e em 44%, no ano de 2018.
“Embora não tenham sido divulgados números do relativos ao retorno esperado, esperamos que a taxa interna de rendibilidade se situe no intervalo de 7,0 a 8,0%”, lê-se na nota de análise. Para o banco de investimento, o negócio que requer um investimento de 140 milhões de euros à EDP “é relativamente confortável” do ponto de vista das necessidades de financiamento e “não deverá afectar significativamente o perfil de liquidez do grupo”.
As acções da EDP seguem a valorizar 0,3% para 2,649 euros e o preço-alvo de 2,80 euros que o BPI tem para as acções confere-lhes um potencial de 5,7% que justifica a recomendação de “neutral”.
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.
Mais lidas