Research Haitong antecipa queda de 8% nos lucros da Semapa

Haitong antecipa queda de 8% nos lucros da Semapa

O banco de investimento prevê que a empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira tenha fechado o primeiro semestre deste ano com lucros de 67 milhões de euros.
Haitong antecipa queda de 8% nos lucros da Semapa
Miguel Baltazar/Negócios
Rita Faria 29 de agosto de 2016 às 09:44

O Haitong antecipa que a Semapa tenha fechado o primeiro semestre deste ano com lucros de 67 milhões de euros, uma descida de 8% face aos 72 milhões de euros do primeiro semestre do ano passado.

Como os resultados da unidade de Pasta e Papel já são conhecidos, "a parte relevante é o cimento", destacam os analistas do Haitong.

No que respeita a esta unidade (Secil), o banco de investimento antecipa que "as receitas e o EBITDA em Portugal tenham permanecido sob pressão devido a um mercado interno fraco (o consumo de cimento tornou-se novamente negativo depois de uma breve recuperação em 2015) e também à pressão nos mercados de exportação".

Assim, as receitas desta unidade terão caído 8% no semestre para 40 milhões de euros.

Do lado positivo, os analistas destacam que o Líbano deve continuar a beneficiar da recuperação dos volumes a que o país está a assistir apesar de toda a turbulência na região, assim como a Tunísia.

Já no Brasil, a Semapa está a beneficiar da nova capacidade de produção inaugurada no ano passado. "Devemos ver uma melhoria das receitas e do EBITDA, em termos trimestrais, suportada pela apreciação do real", prevê o Haitong.

As acções da Semapa – que apresenta os seus resultados no próximo dia 31 de Agosto, após o fecho do mercado – sobem 0,21% para 11,785 euros. 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI