Crédito ao consumo cresceu 17,5% em 2016 para novo máximo
Em 2016, foram concedidos quase seis mil milhões de euros em crédito aos consumidores, mais de 17,5% do que em 2015, segundo os dados divulgados esta quarta-feira, 15 de Fevereiro, pelo Banco de Portugal.
PUB
Os dados hoje revelados incluem o crédito pessoal para edução, energia, saúde ou a consolidação de empréstimos, além dos financiamentos automóvel e os cartões de crédito e as linhas a descoberto.
PUB
O valor de 2016 é o mais elevado, desde que há registo (2013), mas representa uma travagem no ritmo de crescimento, já que, em 2015 o aumento da concessão de crédito às famílias foi de quase 23%.
PUB
Só analisado Dezembro, o montante concedido foi 0,8% inferior ao financiamento observado em Novembro, ainda que tenha sido 16,1% superior ao concedido um ano antes.
PUB
A concessão de crédito tem vindo a recuperar, depois de nos anos da crise financeira se ter observado quebras no financiamento da economia, numa altura em que a própria banca revelou dificuldades em aceder ao crédito e em que o contexto económico levou a um aumento do crédito malparado para níveis históricos.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais concessão de crédito financiamento crédito ao consumidor Banco de PortugalMais lidas
O Negócios recomenda