Crédito ao consumo continua a aumentar e sobe para 736,8 milhões em fevereiro
Foram registados aumentos em todos os segmentos, à exceção dos cartões de crédito em que o montante desceu mais de 3% face a fevereiro de 2024.
Os novos créditos ao consumo mantiveram a tendência do primeiro mês do ano e aumentaram em fevereiro, embora se tenha registado uma queda no número de contratos face a fevereiro de 2024.
Os dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal mostram que foram concedidos cerca de 736,8 milhões de euros no segundo mês do ano, um aumento de 6% face ao mesmo mês de 2024 e uma subida mensal de 5,2%.
O número de contratos também acelerou 3,3% face a janeiro para 139,7 mil, mas caiu 2,4% face ao mesmo mês do ano passado. A contribuir para esta queda esteve o número de contratos de cartões de crédito, linhas de crédito, correntes bancárias e descoberto, que recuou 5,1%.
Também o segmento de outros créditos pessoais, que incluem os sem finalidade específica e outros, registaram uma descida de 0,4%. Ainda assim, em termos anuais, o montante ainda aumentou 6,7% para 331,39 milhões de euros, ao contrário dos cartões em que o montante, tal como os contratos, desceu 3,4% para 115,5 milhões de euros.
Mais lidas