Crédito Crédito vencido cai nas famílias e empresas em Novembro

Crédito vencido cai nas famílias e empresas em Novembro

A percentagem de créditos em situação de incumprimento, tanto nas empresas como nas famílias, diminuiu, em Novembro, segundo o Banco de Portugal.
Crédito vencido cai nas famílias e empresas em Novembro
Raquel Godinho 05 de janeiro de 2016 às 13:30

Novembro significou uma melhoria nos indicadores de incumprimento face ao mês anterior, segundo os dados publicados pelo Banco de Portugal, esta terça-feira, 5 de Janeiro. A redução foi sentida tanto nas empresas, como nas famílias.


"O rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras no mês de Novembro foi de 16,4%, o que representa uma redução de 0,2 pontos percentuais face a Outubro", revela o comunicado do Banco de Portugal. Mas esta tendência não foi a mesma nas pequenas e nas grandes empresas.


Isto porque, entre as grandes empresas, o crédito vencido passou a pesar 7% do total de financiamento concedido, mais 0,5 pontos percentuais do que no mês anterior. Pelo contrário, nas pequenas e médias empresas, onde este indicador é mais elevado, assistiu-se a uma queda de 0,3 pontos percentuais, para 18,5%.


Quanto às famílias, o rácio de crédito vencido das famílias caiu 0,1 pontos percentuais para 5,2%. Para esta evolução contribuiu sobretudo a finalidade de consumo e outros fins, onde a percentagem de empréstimos com prestações em atraso ascendeu a 14,8% do total de crédito concedido. Já no que se refere à compra de casa, tal como em Outubro, o rácio de crédito vencido ascendeu a 3%.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI