Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira a Jerónimo Martins divulga, após o fecho da bolsa nacional, os seus resultados de 2017. Ainda por cá, teremos dados relativos à inflação e desemprego, bem como as contas nacionais do quarto trimestre.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
JM apresenta contas e Media Capital reage aos resultados

A Jerónimo Martins reporta hoje, após o fecho da praça lisboeta, os números relativos ao exercício de 2017. No passado dia 11 de Janeiro, a dona dos supermercados Pingo Doce e Biedronka já tinha revelado que fechou o ano com receitas na ordem dos 16,27 mil milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 11% face ao ano anterior. Os números ficaram em linha com as estimativas.

Por seu lado, a Media Capital vai estar a reagir às contas anuais, divulgadas ontem após o fecho da bolsa. O resultado líquido do grupo de comunicação social Media Capital subiu 4% no ano passado face a 2016 para 19,787 milhões de euros, ao passo que o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) desceu 3% para 40,077 milhões de euros.


 

INE divulga inflação, emprego e contas nacionais

Por cá, o Instituto Nacional de Estatística divulga a estimativa rápida do IPC de Fevereiro e as estimativas mensais de emprego e desemprego em Janeiro.

Além disso, o INE apresentará as contas nacionais trimestrais do quarto trimestre de 2017.


 

Inflação na Zona Euro baixa em Fevereiro

A taxa de inflação na Zona Euro, em Fevereiro, deverá ter abrandado ligeiramente, face a Janeiro. Segundo dados divulgados recentemente, a taxa de inflação na Zona Euro ficou nos 1,3% no primeiro mês do ano, mas o indicador deverá ter baixado para 1,2%, este mês, de acordo com as estimativas da Bloomberg.


Ainda na Europa, teremos também os números do desemprego na Alemanha e do PIB em França.


Nos Estados Unidos, destaque para a apresentação dos dados do PIB no quarto trimestre, esperando-se que a economia tenha crescido a um ritmo anualizado de 2,6% neste período.


 

Accionistas da SDC Investimentos aprovam saída de bolsa

Os accionistas da SDC Investimentos, que ainda detêm uma participação de 33,3% na Soares da Costa Construção, aprovaram ontem, em assembleia-geral, a perda da qualidade de sociedade aberta.

A sociedade, controlada agora pela Investéder de António Castro Henriques e Gonçalo Andrade Santos, tinha convocado uma assembleia-geral extraordinária com o objectivo de deliberar a saída de bolsa, propondo uma contrapartida de 7,12 cêntimos por acção. A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários tem ainda de se pronunciar.


 

Estados Unidos divulgam stocks de petróleo

A Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga dos dados relativos aos inventários de crude dos EUA na semana passada, bem como os stocks de destilados e gasolina.

Na semana passada, as reservas norte-americanas de crude registaram uma queda surpresa, o que contribuiu para a forte subida dos preços da matéria-prima.