Mercados A sua semana dia a dia: FMI, Davos e a primeira reunião do ano do BCE

A sua semana dia a dia: FMI, Davos e a primeira reunião do ano do BCE

O FMI vai revelar o World Economic Outlook, na semana em que arranca o fórum económico que reúne os principais líderes mundiais, em Davos. Já o BCE realiza a sua primeira reunião do ano.
A sua semana dia a dia: FMI, Davos e a primeira reunião do ano do BCE
Rita Atalaia 19 de janeiro de 2020 às 19:00
Segunda-feira FMI revela World Economic Outlook
O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai divulgar, na segunda-feira, a atualização do "World Economic Outlook". Para explicar as projeções económicas mundiais, o fundo realizará uma conferência de imprensa às 13:00, hora de Lisboa, que vai contar com a participação da diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, e da conselheira económica e diretora do Departamento de Pesquisa, Gita Gopinath.

Segunda-feira Ministros das Finanças reúnem-se

O Eurogrupo, liderado por Mário Centeno, tem uma reunião agendada para segunda-feira. Em cima da mesa deste encontro dos ministros responsáveis pelas Finanças dos Estados-membros da Zona Euro vai estar a proposta orçamental de Portugal para 2020. Isto além de uma discussão em torno da evolução da União Económica e Monetária.

Segunda-feira Juros no crédito à habitação em foco
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar, na segunda-feira, os dados relativos às taxas de juro implícitas no crédito à habitação, relativas a dezembro. Em novembro, as taxas recuaram para 1,017%, naquele que foi o quarto mês consecutivo de quedas, com os juros a serem pressionados quer pelos mínimos da Euribor, quer pela descida dos "spreads" cobrados pelos bancos nos novos contratos de crédito.

Terça-feira Arranque do Fórum Económico Mundial

A cidade de Davos, na Suíça, vai acolher, a partir de terça-feira e durante o resto da semana, os líderes mundiais com mais influência a nível político e empresarial, no âmbito da reunião do Fórum Económico Mundial de 2020. Um encontro que vai contar com a participação do presidente norte-americano, Donald Trump, mas também da ativista sueca Greta Thunberg, do vice-primeiro-ministro chinês e da chanceler alemã Angela Merkel.

Quarta-feira Banco de Portugal divulga dados

O Banco de Portugal, supervisor liderado por Carlos Costa, vai revelar, na quarta-feira, um conjunto de dados económicos, nomeadamente ao nível da dívida nacional. Entre estes incluem-se o endividamento do setor não financeiro, mas também o financiamento das administrações públicas.

Quinta-feira Primeira reunião do ano para o BCE

O Banco Central Europeu (BCE) realiza, na quinta-feira, a primeira reunião de política monetária do ano. Para Christine Lagarde será a segunda desde que assumiu o cargo de líder do BCE, em novembro. Além das habituais perspetivas para a economia e inflação, a responsável poderá ainda abordar o tema do clima e de que maneira o banco central que lidera pode ajudar na tarefa de combate ao aquecimento global através dos investimentos verdes. Um tema que chegou a ser referido pontualmente por Mario Draghi, ex-presidente do BCE.

Sexta-feira Investidores atentos a discursos

Jonathan Haskel e François Villeroy de Galhau, responsáveis do Banco de Inglaterra e do Banco Central Europeu, respetivamente, vão discursar na sexta-feira, naquele que será o último dia do Fórum Económico Mundial de 2020, em Davos. Os investidores vão estar atentos a pistas que possam dar relativamente à sua perspetiva para o crescimento da economia.



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI