Acções russas sobem quase 100% mas continuam baratas
As acções russas, que são as que têm o melhor desempenho deste ano nos mercados globais, estão, ainda assim, "baratas" quando comparadas com outras acções, disse Mark Mobius, da Templeton Asset Management.
As acções russas, que são as que têm o melhor desempenho deste ano nos mercados globais, estão, ainda assim, “baratas” quando comparadas com outras acções, disse Mark Mobius, da Templeton Asset Management.
O investidor que supervisiona 25 mil milhões de dólares, enquanto presidente da Templeton Asset, disse que as empresas têm cerca de 2 mil milhões de dólares investidos na Rússia “como um grupo”.
“Continuamos a investir”, disse hoje Mobius, no Fórum Empresarial Rússia – Singapura, citado pela Bloomberg. “Nesta fase, a perspectiva é bastante positiva e as acções russas estão baratas em relação a outras acções mundiais”, acrescentou.
O índice RTS aprecia 98% este ano, com especulação de que a economia está a recuperar da crise. As acções do índice negoceiam, em média, a um preço que equivale a 14,3 vezes os resultados apresentados pelas cotadas que o constituem. Um rácio que compara com 27,7 vezes os resultados das cotadas o índice de referência para as acções globais, MSCI World.
O primeiro-ministro, Igor Shuvalov disse aos deputados, no dia 16 de Setembro, que a Rússia vai recuperar totalmente da recessão, em 2012. A economia do país vai crescer 1,6% no próximo ano depois de ter registado crescimento negativo 8,5% em 2009, a primeira contracção desde 1998, segundo estimou o governo.
Alguns analistas são mais optimistas. OAO Sberbank, o maior credor do país, espera que o crescimento seja de cerca de 3,8% no próximo ano, recuperando de uma contracção de cerca de 8,7%, este ano, de acordo com uma apresentação do CEO do banco, Herman Gref.
O banco central russo cortou a sua taxa de juro de referência em meio ponto percentual, para 10%, segundo anunciou hoje o Banco Rosii, no seu Web Site.
Mais lidas