Mercados Alegado criador da bitcoin acusado de fraude no valor de 5 mil milhões de dólares

Alegado criador da bitcoin acusado de fraude no valor de 5 mil milhões de dólares

Craig Wright, que admitiu ser o criador da bitcoin, está a ser acusado pela família de Dave Kleiman de ter cometido fraude no valor de cinco mil milhões de dólares em criptomoedas. No âmbito do processo, a família pede outros cinco mil milhões.
Alegado criador da bitcoin acusado de fraude no valor de 5 mil milhões de dólares
Negócios 28 de fevereiro de 2018 às 09:51

Em 2016, Craig Wright anunciou publicamente ser o criador da bitcoin, tendo para o efeito usado um pseudónimo: Satoshi ‎Nakamoto. Agora, Wright está a ser acusado de ter cometido fraude com criptomoedas no valor de cinco mil milhões de dólares, mais de quatro mil milhões de euros, de acordo com a Bloomberg e a CNBC.

Wright, alegadamente, tinha um esquema em que usou contratos e assinaturas falsas para reivindicar bitcoin do colega Dave Kleiman, que morreu em 2013, segundo a Bloomberg, que cita o processo instaurado pelo irmão de Kleiman, num tribunal norte-americano.

Além disso, a família considera ainda que deve ser a proprietária de direitos sobre mais de um milhões de bitcoin e tecnologia de blockchain (inerente às bitcoin) que foi desenvolvida por Dave Kleiman durante a sua vida. A família acredita que estes activos superam a fasquia dos cinco mil milhões de dólares.

Os advogados da família, citados pela agência, afirmam que "Craig [Wright] forjou uma série de contratos em que, alegadamente, Dave [Kleiman] transferia activos para Craig e/ou companhias controladas por ele".

No processo apresentado pelos familiares de Dave Kleiman é ainda alegado que o empreendedor violou os dever que tinha para com Kleiman, tendo enriquecido de forma injustificada e à custa do colega de trabalho.

Consta ainda no processo que Wright e Kleiman formaram a W&K Info Defense Research, em 2011, uma empresa que estava focada em cibersegurança. Anteriormente, os dois já tinham trabalhado juntos no desenvolvimento da bitcoin e tinham muitas operações de mineração, de acordo com a Bloomberg.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
pub