Banco de Inglaterra mantém taxa de juro em 0,5%
Há quase três anos que o Banco de Inglaterra não altera a sua taxa de juro de referência. A instituição acabou de confirmar que o valor irá manter-se no mínimo histórico de 0,5%. O banco decidiu também manter o plano de compra de activos.
O Banco de Inglaterra decidiu ainda manter o plano de compra de activos – no valor de 325 mil milhões de libras – mas assinalou que no próximo mês de Maio irá debater a possibilidade de interromper este programa.
No entanto, os membros do Comité de Política Monetária estão divididos quanto à interrupção do plano de compra de activos. Dois dos membros – Adam Posen e David Miles – defenderam, no mês passado, que o programa deveria ser reforçado em 25 mil milhões de libras. Já Martin Weale e Spencer Dale manifestaram as suas preocupações em relação à evolução da taxa de inflação e receiam que esta aumente mais do que o previsto.
Spencer Dale, economista chefe do Banco de Inglaterra, afirmou a 20 de Março que a "preocupação óbvia" da instituição são as tensões no Médio Oriente que podem "impulsionar os preços do petróleo".
Ainda assim, as previsões do Banco de Inglaterra apontam para que taxa de inflação caia para os 2% no final deste ano. Em Fevereiro, a taxa abrandou para 3,4%.
Mais lidas