Depósitos das famílias registam maior subida homóloga desde outubro de 2022
No final de maio de 2024, o montante total de empréstimos a empresas ficou estável nos 72,3 mil milhões de euros, face a abril de 2024. Empréstimos às famílias sobem.
Os depósitos das famílias nos bancos totalizavam 184,3 mil milhões de euros em maio, mais 1,1 mil milhões do que em abril de 2024. Os depósitos a prazo (que incluem os depósitos com prazo acordado e depósitos com pré-aviso) subiram 700 milhões de euros, de acordo com dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP).
"No final de maio de 2024, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes totalizava 184,3 mil milhões de euros, mais 1,1 mil milhões de euros do que em abril de 2024", revela o Banco de Portugal em comunicado.
Em relação a maio de 2023, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes cresceu 6,1%, o maior crescimento anual desde outubro de 2022. "Esta taxa tem estado a aumentar desde novembro de 2023", refere a instituição.
Já os depósitos das empresas nos bancos residentes cresceram 700 milhões de euros em relação a abril para 65,7 mil milhões de euros no final de maio. Estes depósitos apresentaram um crescimento anual de 2,5%, a primeira variação positiva desde outubro de 2023 e é também a mais elevada desde março de 2023.
Empréstimos às famílias sobem
Em relação aos empréstimos a particulares, no final de maio de 2024, o montante total registou um aumento anual de 1%. Já o montante dos empréstimos para habitação, em termos mensais, aumentou 200 milhões de euros para 99,4 mil milhões de euros. Em termos homólogos, os empréstimos apresentaram uma variação nula (0,0%) relativamente ao mês homólogo, depois de terem decrescido 0,4% em abril.
Já o montante dos empréstimos para habitação, em termos mensais, aumentou 200 milhões de euros para 99,4 mil milhões de euros. Em termos homólogos, os empréstimos apresentaram uma variação nula (0,0%) relativamente ao mês homólogo, depois de terem decrescido 0,4% em abril.
Os empréstimos ao consumo atingiram, por sua vez, 21,7 mil milhões de euros, mais 100 milhões do que em abril de 2024 e um aumento de 6,2% em relação ao mesmo período de 2023.
Já o valor de empréstimos concedidos pelos bancos às empresas permaneceu praticamente estável no quinto mês de 2024 em relação a abril nos 72,3 mil milhões de euros. Em termos homólogos, perderam 0,8%.
As microempresas apresentaram, em maio, uma evolução anual positiva de 4,6%, enquanto as restantes tipologias, incluindo as pequenas, médias e grandes empresas, registaram uma variação negativa.
Por setor de atividade, as indústrias da eletricidade e comércio, transportes e alojamento registaram um decréscimo de 3,8% e 2,5%, respetivamente (-3,8% e -2,9% em abril). Pelo contrário, o setor da construção e atividades imobiliárias apresentou uma taxa de variação anual positiva de 2,4% (2,1% em abril).
Notícia atualizada às 11:36
Mais lidas