Euro sobe mais de 1% e renova máximo de 15 meses
A moeda única está a atingir um máximo, situando-se acima dos 1,45 dólares, valor que já não registava desde Janeiro de 2010.
O euro segue a ganhar face ao dólar, e já atingiu máximos de Janeiro de 2010, quando toucou nos 1,4548 dólares. 15 meses depois, o euro está hoje a subir 1,21% para 1,4508 dólares.A subida acentuada está a ser impulsionada pela especulação relativa ao aumento da taxa de juro pelo BCE, de novo, em Julho, de acordo com a Bloomberg.
A moeda do Velho Continente está a subir mesmo após os dados do relatório alemão terem mostrado que o índice de preços no produtor cresceu em Março a um ritmo menor que o esperado pelos economistas.
No dia de hoje foi também conhecido o índice alemão de gestores de compras - um indicador para a indústria - subiu para 61,7 pontos este mês, depois de registar 60,9 em Março. Uma leitura acima de 50 já indica crescimento, o que também poderá estar a impulsionar a subida do euro.
“A tendência de subida do euro está inalterada”, revela Kengo Suzuki, gestor do departamento de obrigações estrangeiras do Mizuho Securities, em Tóquio. “Podem subir as taxas de juro mais duas vezes até ao final do ano a menos que o incumprimento se torne iminente. Eles [BCE] não gostam de inflação”, acrescentou o gestor.
O membro do conselho directivo do BCE, Nout Wellink, disse no dia 18 de Abril, em Toronto, que a subida da taxa de juro dia 7 de Abril enviou um sinal “extremamente importante” aos investidores.
Mais lidas