Euro valoriza com autoridades europeias a agir em conjunto
A moeda única está a apreciar face ao dólar com os responsáveis europeus a sinalizarem que estão a agir em conjunto para impedir um agravamento da crise da dívida soberana.
“As políticas de gestão da crise da Zona Euro são razoavelmente eficientes”, disse o estratega do Bank of New York Mellon Corp., Simon Derrik, à Bloomberg. “A venda de obrigações relativamente saudável de Espanha é uma medida do facto de as pessoas acreditarem que a Zona Euro vai agir em conjunto”, acrescentou.
Ontem os líderes das Finanças da europeus expressaram um elevado nível de opiniões com “pontos em comum”, sendo que existem “pequenas diferenças” de opinião “que não são dramáticas” segundo disse Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu, citado pela agência Lusa.
Os responsáveis discutiram a reforma do Fundo de Estabilização Financeira Europeia e uma possível evolução deste para uma eventual agência de dívida europeia.
Espanha atraiu ofertas no valor de 12 mil milhões de euros na sua venda sindicada de dívida. O Tesouro espanhol quer colocar cerca de cinco mil milhões de euros em dívida através de uma nova linha de crédito com maturidade em 2021. Esta será aberta através de uma venda sindicada de títulos de dívida.
Mais lidas