Galp e Repsol aumentam preços dos combustíveis (act)
As petrolíferas voltaram hoje a aumentar os preços dos combustíveis, para fazerem reflectir os aumentos dos preços das matérias-primas nos mercados internacionais, que têm subido devido a questões geopolíticas. A Galp aumentou em dois cêntimos o preço da gasolina e do gasóleo e a Repsol subiu em três cêntimos.
(actualiza com subida da Repsol)
O litro da gasolina sem chumbo 95 octanas nos postos de abastecimento da Galp passou a custar 1,119 euros, mais dois cêntimos. E o gasóleo passou a valer 0,989 euros por litro.
A Respol colocou o preço da gasolina 95 octanas nos 1,129 euros, mais três cêntimos que ontem, e o gasóleo nos 0,998 euros, de acordo com os dados disponíveis na Direcção Geral de Energia e Geologia.
Esta é a segunda vez esta semana em que as duas petrolíferas subiram os preços dos combustíveis, uma evolução justificada pela evolução dos preços das matérias-primas nos mercados internacionais que têm estado a disparar devido aos conflitos no Médio Oriente e aos problemas geopolíticos entre a Rússia e a Ucrânia.
"Os preços médios do gasóleo e da gasolina, em euros, dispararam 18% e 32%, respectivamente, desde a semana do Natal. A subida de hoje, bem como a do fim-de-semana passado, são um reflexo disso”, explica fonte da Galp Energia.
Mais lidas