Mercados Nova nota de 50 euros será mais difícil de falsificar

Nova nota de 50 euros será mais difícil de falsificar

A nova nota de 50 euros irá entrar em circulação em Abril do próximo ano e terá mudanças para aumentar a sua segurança.
Nova nota de 50 euros será mais difícil de falsificar
DR BCE
Patrícia Abreu 25 de julho de 2016 às 14:00

A partir de Abril de 2017 haverá uma nova nota de 50 euros em circulação. Com o mesmo tamanho e praticamente o mesmo desenho da actual, a nova nota, que irá circular em simultâneo com a anterior, será sobretudo mais resistente à contrafacção.


Depois das notas de 5, 10 e 20 euros, a nota de 50 euros é a quarta denominação a ser substituída no âmbito da segunda série do euro. Com cara nova, ainda que muito semelhante à anterior, a nova nota terá várias alterações que pretendem limitar a falsificação daquela que é a nota mais utilizada na Zona Euro.


O número em cor esmeralda e uma janela com retrato são as duas principais alterações sublinhadas por Mónica Fernandes, na sessão de apresentação da nota no Banco de Portugal esta segunda-feira, 25 de Julho. Tal como aconteceu com a nota de 20 euros, a nova nota de 50 euros estará em circulação em simultâneo com as actuais e começará a circular a partir de 4 de Abril de 2017.


Segundo a responsável pelo controlo de qualidade na emissão de tesouraria do Banco de Portugal, a nova nota tem "uma janela com retrato na banca holográfica visível na frente e no verso", uma inovação que permite perceber com maior facilidade se é verdadeira ou não e evitar a contrafacção. Além disso há outros pormenores, visíveis contra a luz que permitem identificar a autenticidade da nota.


Ainda assim, Mónica Fernandes lembra que o método "tocar, observar e inclinar" é sempre o mais fiável, acrescentando que esta nota tem zonas com revelo, em que o toque é diferente. Para os profissionais, a nova nota tem ainda um microtexto e tem reacções à luz ultravioleta e à luz infravermelha.


Depois da nota de 50 euros, ficam em lista de espera as notas de 100 e 200 euros. Mas não há ainda data para a emissão de novos exemplares.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI