Petróleo cai mais de 5% em Nova Iorque
Abertura das bolsas dos EUA em forte deslize deram maior expressão às quedas da matéria-prima. Redução das estimativas de expansão da economia global é a razão para o comportamento, juntamente com dados económicos negativos dos EUA.
O crude West Texas Intermediate, em Nova Iorque, cai 5,37% e está nos 82,88 dólares por barril.
Por sua vez, o Brent do Mar do Norte segue nos 107,42 dólares por barril, ao recuar 2,88%. Ambos estão nos valores que marcavam na semana passada.
O petróleo estava já em queda durante a manhã mas intensificou as perdas após a abertura das bolsas norte-americanas, que iniciaram a sessão em forte queda. O desentendimento dos responsáveis da Reserva Federal sobre se as medidas tomadas são as mais certas trouxe pessimismo para os investidores.
O corte das previsões de crescimento económico global por parte do Morgan Stanley e do Deutsche Bank são os grandes catalizadores das desvalorizações do petróleo. Mas os dados económicos dos EUA entretanto divulgados também estão a prejudicar o desempenho da matéria-prima.
Os preços no consumidor subiram em Julho com um crescimento que duplicou as previsões dos economistas, os pedidos de subsídio de desemprego subiram acima do esperado e as vendas de casas em segunda-mão desceram inesperadamente.
Estes dados económicos contrariaram os indicadores económicos que reflectem as estimativas da economia norte-americana para os próximos meses, que até cresceram mais do que o esperado.