Petróleo pode chegar aos 180 dólares se mercados emergentes continuarem a crescer
Os preços do petróleo poderão subir até aos 180 dólares por barril se as economias dos mercados emergentes, como a China e a Índia, continuarem a crescer, segundo o CEO da Abu Dhabi National Energy conhecida como Taqa.
“Estamos a assistir a uma espécie de destruição da procura na Europa e América do Norte”, disse hoje Peter Barker-Homek, citado pela Bloomberg. “Mas será que isso vai travar o crescimento na China, Rússia, Índia e Médio Oriente? Se essas economias continuarem a crescer, veremos os preços a serem negociados entre 140 e 180 dólares por barril”, acrescentou.
No entanto, de acordo com o mesmo responsável, os preços podem descer para um intervalo entre os 90 e os 120 dólares por barril se o crescimento económico nos países emergentes abrandar.
As cotações do crude transaccionado no mercado nova-iorquino já caíram mais de 30 dólares em menos de um mês, depois de um máximo histórico de 147,27 dólares atingido a 11 de Julho. Ontem desceram para 117,11 dólares (e para 115 dólares em Londres) depois depois de os EUA divulgarem um aumento dos inventários norte-americanos de crude na semana passada.
Mais lidas