pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Trump recua nas tarifas e 4 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

As bolsas europeias vão reagir ao anúncio de um pré-acordo entre os EUA e a NATO sobre a Gronelândia, que fez com que o Presidente norte-americano retirasse a implementação de taxas sobre oito países europeus prevista para fevereiro. Destaque também para os dados e resultados empresariais em ambos os lados do Altântico.

Newsletter 5 Coisas
Newsletter 5 Coisas
22 de Janeiro de 2026 às 06:45
Bolsas europeias reagem a pré-acordo sobre Gronelândia

Quando o diferendo entre os EUA e os aliados europeus parecia estar a intensificar-se devido à intenção de Donald Trump de controlar a Gronelândia, o Presidente norte-americano anunciou um recuo nas tarifas sobre oito países que tinha ameaçado implementar a 1 de fevereiro caso não estes concordassem com a cedência do território. O recuo surgiu , cujos detalhes terão ainda de ser negociados. Wall Street reagiu positivamente e esta quinta-feira é a vez de as bolsas europeias responderem ao anúncio do pré-acordo.     

Números frescos nos Estados Unidos

Nos EUA continuam a ser divulgados muitos dados que ficaram atrasados devido ao “shutdown” (paralisação) parcial dos serviços federais do país que teve início a 1 de outubro e que durou 43 dias. Só a 13 de novembro é que o Governo “reabriu”. Serão dados a conhecer os números finais do PIB do terceiro trimestre, bem como os dados de outubro, de novembro e do terceiro trimestre do PCE (índice de preços de consumo pessoal), que é o indicador de inflação preferido da Fed para a sua meta flexível de 2%. Destaque ainda para a evolução dos novos pedidos de subsídio de desemprego na semana terminada a 17 de janeiro. O consenso de mercado estima que as novas solicitações deste apoio estatal na semana passada possam ter ascendido a 195.000 – a acontecer, será um recuo face aos 198.000 pedidos da semana precedente.

Temporada de resultados prossegue

A "earnings season" continua em ambos os lados do Atlântico. Depois de na terça-feira , esta quinta-feira divulgam resultados nos EUA a gigante dos chips Intel e a empresa de bens de consumo Procter & Gamble, entre outras cotadas. Na Europa, destaque para os números do espanhol Bankinter,

Divulgadas atas do BCE

 São divulgadas as atas do Banco Central Europeu (BCE) sobre a sua última reunião de política monetária. A autoridade monetária liderada por Christine Lagarde anunciou a 18 de dezembro que os juros na Zona Euro se mantinham inalterados, com a taxa de referência nos 2%. A decisão já era esperada pelo mercado e seguiu-se a um ciclo de descidas, num total de 200 pontos-base entre junho de 2024 e junho de 2025.   

Confiança do consumidor na Zona Euro

É divulgada a estimativa rápida de janeiro para a confiança do consumidor na Zona Euro. Por cá, o Banco de Portugal apresenta a nota de informação estatística sobre o endividamento do setor não financeiro em novembro.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio