Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa de Lisboa já tem ETFs indexados ao DAX alemão e aos índices americanos

Até agora, os quatro mercados da Euronext comercializavam 602 ETF, fundos indexados a índices. Lisboa contava apenas com dois. Hoje foi anunciado que foram emitidos mais 12 ETFs na praça nacional.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 09 de Outubro de 2014 às 17:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

A Bolsa de Lisboa aumentou o leque de ETF (Exchange Traded Funds), fundos de investimento ligados a índices de referência que seguem o seu desempenho. Até aqui, apenas eram disponibilizados dois ETFs na bolsa gerida pela Euronext em Lisboa. Agora, há mais 12.

 

O PSI-20 e o PSI-20 Leverage eram os índices replicados nos dois ETF já existentes. Agora, os investidores podem adquirir na praça nacional fundos que acompanhem, por exemplo, índices norte-americanos. "Têm como subjacentes os índices DAX, Short DAX, CAC 40, CAC 40 Leverage, CAC 40 Short, Dow Jones Ind. Average, S&P 500, Nasdaq 100, Nikkei 225, MSCI World, MSCI Emerging Markets, e DJ Euro Stoxx 50", indica o comunicado emitido pela Euronext.

 

Os ETF são emitidos pela ComStage, do Commerzbank. Já Euronext tinha, até aqui, 602 ETF nos seus quatro mercados: Lisboa, Amesterdão, Paris e Bruxelas. Mas, em Lisboa, apenas se contavam dois. Agora, o leque alarga para 14.

 

"No primeiro semestre de 2014, o valor médio de ETFs na Euronext totalizava 187,2 mil milhões de Euros, o que representa um crescimento de 19,8% face ao mesmo período de 2013", assinala o comunicado.

 

"A presente admissão constitui um exemplo de expansão da oferta de produtos e posicionamento enquanto centro líder de angariação de capital",  comenta nesse documento Benjamin Fussien, responsável pelo negócio de ETF em todo o mundo Euronext.

 

Já o responsável da emissora destes instrumentos, Hélio da Silva Cláudio, diz ter a "convicção que este novo segmento irá baixar os custos de transacção para os investidores que investem em ETFs". "Acreditamos que o alargamento da oferta poderá aumentar a visibilidade deste tipo de produto no nosso mercado", conclui.

 

 
O que são ETF
"Os ETFs são fundos de investimento abertos, cotados em bolsa e negociados em contínuo tal como as acções. Em geral, um ETF está ligado a um índice de referência e tem como objectivo seguir a sua performance. Os ETFs combinam a simplicidade das acções com a diversificação dos fundos de investimento, oferecendo uma exposição flexível com custo reduzido a mercados inteiros ou segmentos de mercado, através de uma simples transacção. O reduzido nível de custos de gestão associados a este tipo de investimento passivo é outro dos benefícios dos ETFs"
Euronext

 

Ver comentários
Saber mais Lisboa Bolsa de Lisboa Exchange Traded Funds ETF
Mais lidas
Outras Notícias