Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: 2020 com vacinação. 2021 sem Reino Unido no mercado único mas com Portugal na presidência

Na última semana do ano, os mercados fecham mais cedo a 31 de dezembro e a 1 de janeiro estão encerrados. 2021 arranca com Portugal a assumir a presidência da União Europeia, no dia em que o Reino Unido sai do mercado único.

Alexandra Machado amachado@negocios.pt 27 de Dezembro de 2020 às 19:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Segunda-feira Boxing day fecha alguns mercados

O Boxing Day comemora-se por regra a 26 de dezembro, mas este ano, como esse dia é um sábado, o feriado é transferido para segunda-feira, em que os mercados londrinos estão fechados.

Segunda-feira Trump ainda mexe

O presidente Donald Trump tem até ao final de segunda-feira para assinar um conjunto de medidas, como o apoio pandémico e o financiamentl anual para as operações governativas. Trump já vetou o orçamento para a defesa e atacou a legislativa de apoio por causa da covid-19.

Terça-feira Boeing 737 Max começa a voar

Está previsto para esta terça-feira que a American Airlines reinice as operações com o Boeing 737 Max, 20 meses depois deste aparelho ter deixado de voar após dois acidentes mortais. O 737 Max da America Airlines voará entre Miami e Nova Iorque. 

Terça-feira Alguns indicadores sobre portugal

Quase a fechar o ano será conhecida a síntese de execução orçamental referente a novembro. Nesta terça-feira, o INE divulga o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no comércio a retalho referentes a novembro - no qual já poderemos antecipar um pouco a época natalícia em termos de vendas de retalho - e o inquérito à avaliação bancária na habitação também de novembro.

Quarta-feira Estimativa rápida do turismo

O ano tem sido mau para o turismo, pelo travão de viagens com a pandemia de covid-19. Esta quarta-feira, o Instituto Nacional de Estatísticas divulga a primeira estimativa dos dados do turismo de novembro. Em outubro, os estabelecimentos de alojamento turístico receberam um milhão de hóspedes, responsáveis por 2,3 milhões de dormidas, números que correspondem a quebras em torno dos 60%. Também o Banco de Portugal divulga os dados preliminares da balança de pagamentos referentes às viagens e turismo.

Quarta-feira Itália emite dívida a 10 anos

 

Depois de ter ido ao mercado para uma emissão a 10 anos, em novembro, o Tesouro italiano volta a fazer nova operação com a mesma maturidade. Em novembro, emitiu a uma taxa de juro de 0,59%. No mercado secundário a dívida a 10 anos de Itália transaciona nos 0,598%.

Quarta-feira Acordo com União Europeia no Parlamento britânico

Alcançado o acordo para as relações comerciais entre o Reino Unido e a União Europeia a partir de 1 de janeiro, data em que o Reino Unido sairá do mercado único, o Parlamento britânico vai votar esse acordo. O Parlamento europeu deverá dar o seu acordo provisório a 1 de janeiro.

Quinta-feira Banco de portugal divulga dados sobre sistema bancário

No último dia do ano, o Banco de Portugal divulga as informações gerais sobre a evolução do sistema bancário nacional no terceiro trimestre do ano. No primeiro trimestre, a rendibilidade dos ativos caiu 0,48 pontos percentuais para 0,08%, mas o rácio de fundos próprios totais aumentou 0,6 pontos, para 17,2%.

Quinta-feira Mercados fecham mais cedo 

A generalidade das bolsas encerra na véspera do Ano Novo mais cedo, negociando, apenas, metade de uma sessão normal. E no dia 1 de janeiro os mercados encerram em praticamente todo o mundo. A bolsa da Índia, no entanto, está a negociar.

Sexta-feira Presidência da União Europeia assumida por Portugal

Portugal assume a presidência da União Europeia a 1 de janeiro de 2021, e até 30 de junho desse ano, seguindo-se à liderança alemã. E assume essa responsabilidade em plena pandemia, que determinou a criação de um fundo europeu de 750 mil milhões de euros. O desafio das alterações climáticas será outra das prioridades da presidência. Esta é a quarta vez que Portugal preside ao bloco.

Sexta-feira Orçamento do Estado entra em vigor

Janeiro marca o mês em que o Orçamento do Estado para 2021 entrará em vigor. Um Orçamento que só mereceu, no Parlamento, o voto favorável do PS, tendo passado graças às abstenções de PCP, PEV, PAN e das duas deputadas não inscritas Cristina Rodrigues (ex-PAN) e Joacine Katar Moreira (ex-Livre).

Sexta-feira Reino Unido fora do mercado único

O Reino Unido sai em definitivo do mercado único europeu. As regras agora serão outras a comandar os negócios entre os dois blocos. O Parlamento europeu dará o seu acordo provisório às regras a 1 de janeiro.

Sexta-feira Sistema de duas moedas em Cuba acaba

Cuba põe fim ao sistema de duas moedas, que dura há décadas. O peso cubano passará, assim, a ter um câmbio único, de 24 pessos por cada dólar, tornando-se a única moeda no país. Desde 1994, que os estrangeiros que chegavam a Cuba só podiam usar o peso convertível (CUC), que estava indexado ao dólar, enquanto os cidadãos cubanos usavam o peso cubano, com menor valor. 

Sexta-feira Mais petróleo no mercado

Começa a vigorar o novo acordo da OPEP+, alcançado em dezembro, de aumentar a produção em 500 mil barris por dia. Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (o chamado grupo OPEP+) chegaram a um acordo no último mês de 2020 quanto ao nível de oferta a partir de janeiro: vão aumentar a entrada de crude no mercado em meio milhão de barris por dia.

Outras Notícias