Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia-a-dia: A Moody's para Portugal e as novas previsões do FMI

A decisão da Moody’s para o “rating” de Portugal é o tema em destaque esta semana. As novas previsões do FMI para a economia e a divulgação de indicadores são outros dos temas quentes.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 15 de Abril de 2018 às 19:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Segunda-feira Vendas a retalho nos EUA aceleram
As vendas a retalho nos EUA deverão ter registado um crescimento no último mês. Segundo a Bloomberg, este indicador deverá ter avançado 0,4% em Março, face a Fevereiro, depois de ter deslizado 0,1% no mês anterior. Ainda esta semana será conhecida a evolução do mesmo dado económico na Zona Euro.

Terça-feira FMI divulga novas previsões para a economia mundial

A instituição liderada por Christine Lagarde divulga esta terça-feira o seu novo World Economic Outlook. O documento apresenta as novas previsões da instituição para a economia global e também os riscos que ameaçam a estabilidade financeira. As previsões actuais do FMI antecipam um crescimento da economia mundial de 2,3%. Questões como a guerra comercial e a política monetária deverão ser abordadas no documento que vai ser conhecido amanhã.

Quarta-feira IGCP emite dívida de curto prazo

Uma semana depois de ter colocado três mil milhões de euros em dívida a 15 anos numa operação sindicada, o IGCP regressa ao mercado para emitir dívida de curto prazo. O Tesouro português tenta captar até 1.250 milhões de euros em títulos com maturidade a três e onze meses.

Quarta-feira Livro Bege da Fed dá novas indicações sobre economia

A Reserva Federal dos EUA reporta o Livro Bege, um documento onde deverá dar mais indicações sobre o andamento da economia norte-americana. As minutas relativas à última reunião do banco central dos EUA, conhecidas a semana passada, mostram que os membros do comité da Fed consideraram, unanimemente, que a economia continua na via do crescimento e que a inflação deverá continuar a subir. Indicações que mostram que a instituição deverá prosseguir com a política de normalização monetária.

Quinta-feira OPEP discute cortes de produção

Um comité de ministros dos países exportadores de petróleo vai reunir-se na Arábia Saudita para discutir a manutenção dos cortes de produção acordada entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outros produtores, como a Rússia. O secretário-geral da organização, Mohammad Barkindo, adiantou na semana passada que espera que os cortes sejam estendidos até 2019.

Sexta-feira Moody’s deverá tirar Portugal de um nível de lixo

A Moody’s deverá anunciar no final desta semana a retirada do "rating" do país de um nível de lixo. A agência de notação financeira é a única entidade que ainda avalia a dívida de Portugal com um nível especulativo, com uma classificação de "Ba1" e uma perspectiva positiva. A Fitch e a Standard & Poor’s colocaram, no ano passado, a dívida portuguesa de novo num grau de investimento. Além da Moody’s, também a DBRS se poderá pronunciar sobre Portugal esta sexta-feira. 

Sexta-feira Confiança dos consumidores no euro
O Eurostat divulga no final da semana a confiança dos consumidores na Zona Euro, em Abril. Segundo as estimativas da Bloomberg, o indicador deverá ter desacelerado face ao mês anterior. 
Ver comentários
Saber mais Investidor Privado a sua semana economia FMI Moody's rating DBRS leilão
Mais lidas
Outras Notícias