Investidor Privado A sua semana dia-a-dia: Fitch e bancos centrais em foco antes das Europeias

A sua semana dia-a-dia: Fitch e bancos centrais em foco antes das Europeias

A semana que precede às eleições europeias será marcada pelos discursos de vários membros dos principais bancos centrais, bem como pela decisão da Fitch sobre o "rating". Há ainda previsões da OCDE.
A sua semana dia-a-dia: Fitch e bancos centrais em foco antes das Europeias
Patrícia Abreu 19 de maio de 2019 às 20:10
Segunda-feira Presidente da Fed discursa em Atlanta

A semana será marcada pela intervenção de vários membros da Reserva Federal dos EUA e do Banco Central Europeu (BCE). Logo no início da semana, o presidente da Fed, Jerome Powell, vai discursar na conferência anual da Fed de Atlanta dedicada ao tema mercados financeiros. O responsável poderá deixar novas pistas sobre a política de estímulos e de taxas de juro.

Terça-feira OCDE publica novo "outlook" económico

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) publica, esta terça-feira, o seu novo "outlook" para a economia global. O documento apresentado pela entidade liderada por Angel Gurría contém novas previsões para as maiores economias do mundo. No seu último relatório, a instituição reviu em baixa as suas estimativas para o crescimento na Zona Euro.

Terça-feira Mark Carney no Parlamento britânico

O governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, vai testemunhar perante o Parlamento sobre o relatório da inflação, em maio. Além de Carney, há mais três membros da entidade que falam aos deputados.


Quarta-feira Minutas da Fed dão pistas sobre consenso em torno dos juros


As minutas relativas à última reunião da Fed, concluída no início deste mês, deverão deixar algumas indicações sobre as posições dos vários membros da entidade em relação às taxas de juro no país. Este documento surge depois de uma semana em que Donald Trump, o presidente dos EUA, voltou a pressionar o banco central, argumentando que seria muito vantajoso para o país baixar os juros.

Quinta-feira Evolução do PIB na Alemanha e do índice de confiança

O produto interno bruto da Alemanha deverá ter crescido 0,4% no primeiro trimestre de 2019, segundo as previsões da Bloomberg. Além dos números da economia será ainda divulgada a evolução mensal dos índices de confiança medidos pelo instituto Ifo. Os mais recentes desenvolvimentos em torno do tema das tarifas poderá ter deteriorado a confiança dos empresários alemães

Quinta-feira Relatos da última reunião do BCE
Na mesma semana em que são divulgadas as minutas da Fed, os investidores ficarão também a conhecer os relatos relativos à ultima reunião da autoridade monetária. Ao longo da semana, vários membros do do BCE discursam em diferentes eventos.

Sexta-feira Fitch avalia dívida de Portugal

A agência de notação financeira Fitch poderá pronunciar-se esta sexta-feira sobre o risco do país. A entidade manteve, em novembro passado, a sua avaliação de BBB para a dívida portuguesa, com uma perspetiva estável.

Sexta-feira Encomendas de bens duradouros nos EUA

As encomendas de bens duradouros nos Estados Unidos deverão ter recuado, em abril. Segundo as previsões dos economistas consultados pela Bloomberg, este indicador deverá ter contraído 2% no mês passado.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI