Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia-a-dia: Lagarde apresenta novas previsões mas mantém juros

A semana será marcada pela divulgação de novas estimativas para a economia do BCE. A agitar a semana está ainda a divulgação de dados económicos e a emissão de dívida de Portugal.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 06 de Setembro de 2020 às 19:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Segunda-feira "Labor day" fecha mercados nos EUA

As bolsas dos Estados Unidos estão encerradas esta segunda-feira, devido à comemoração do Labor Day no país. Com Wall Street fechado, os volumes de negociação nas principais praças mundiais deverão ser mais baixos.

Segunda-feira Negociações do Brexit voltam cara-a-cara

A nova ronda de negociações para o Brexit entre a União Europeia e o Reino Unido começam de forma presencial, com reuniões em Londres, depois da covid ter obrigado a que as negociações decorressem através de vídeoconferências. No mesmo dia, o membro do Banco de Inglaterra discursa num painel na Comissão Europeia. 

Terça-feira Evolução do PIB e do emprego no segundo trimestre

Durante a semana serão conhecidos os últimos números relativos à evolução da criação de emprego e da economia dos países do euro. Uma estimativa rápida do Eurostat, divulgada em agosto, apontava para uma quebra histórica do produto interno bruto (PIB) na Zona Euro de 15%. Face ao primeiro trimestre, a descida foi de 12,1%.

Quarta-feira Portugal faz duplo leilão de dívida de longo prazo

Portugal regressa ao mercado, com uma dupla emissão de dívida de longo prazo, a 10 e 25 anos. O IGCP, o instituto que gere a dívida portuguesa, vai emitir obrigações com uma maturidade a 18 de outubro de 2030 e 15 de fevereiro de 2045. O objetivo é arrecadar até 1.250 milhões de euros. A última vez que Portugal realizou uma emissão de longo prazo foi a 26 de agosto. 

Quarta-feira Banco do Canadá decide juros

O Banco do Canadá anuncia a sua decisão sobre as taxas de juro no país, com o governador Tiff Macklem a realizar uma conferência de imprensa após o evento.

Quinta-feira BCE mantém juros inalterados em mínimos

Depois do Banco do Canadá é a vez do Banco Central Europeu (BCE) tomar a palavra. As previsões apontam para uma manutenção das taxas de juro da entidade liderada por Christine Lagarde em mínimos históricos, mas serão publicadas novas estimativas para a inflação e para o crescimento. No entanto, não são esperadas alterações à política monetária do BCE. 

Quinta-feira Lucros da Altri no segundo semestre

A Altri apresenta esta quinta-feira as contas relativas ao primeiro semestre do ano. Nos primeiros três meses, os resultados da papeleira contraíram mais de 80% para 6,8 milhões de euros, devido aos preços da pasta. 

Sexta-feira EUA divulgam números da inflação

O índice de preços no consumidor nos Estados Unidos deverão ter aumentado, em agosto, pelo terceiro mês consecutivo. Ainda assim, esta subida não deverá condicionar a política de estímulos da Reserva Federal dos EUA, uma vez que o banco central já deixou cair o objetivo de uma inflação nos 2%. Ainda na sexta-feira, o membro do BCE Jens Weidmann participa numa conferência do Bundesbank.

Ver comentários
Saber mais Investidor Privado a sua semana economia BCE inflação resultados IGCP
Mais lidas
Outras Notícias