Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A semana que aí vem: Reunião do BCE aquece mercados

O BCE volta a reunir-se para discutir o rumo da política monetária na Zona Euro. Um encontro que marcará a semana, que terá também em destaque a divulgação do Livro Bege da Fed e a mini-cimeira de líderes dos países do sul da UE.

Mario Draghi, presidente do BCE, é o 2.º Mais Poderoso de 2016.
André Tanque Jesus andrejesus@negocios.pt 04 de Setembro de 2016 às 20:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Segunda-feira, 5 de Setembro

Política monetária: 
BCE revela compras de activos de Agosto


O Banco Central Europeu revela, na segunda-feira, o montante aplicado nos vários programas de compra de activos. Em causa está o mês de Agosto que, devido à típica fraca liquidez, deverá revelar uma queda do valor investido. Em foco estará, em particular, as compras de dívida portuguesa, depois do travão registado nos últimos meses. 

Política: Parlamento britânico discute segundo referendo à UE

A Câmara dos Comuns do Reino Unido debate a possibilidade de um novo referendo à permanência na União Europeia. Em causa está uma petição pública, na qual os subscritores apelam a um novo sufrágio. Isto depois de, a 23 de Junho, os britânicos terem ido às urnas e o movimento a favor do Brexit ter saído vencedor. Um resultado que surpreendeu os investidores, causando turbulência nos mercados financeiros. Mas Theresa May já fez saber que não haverá segundo referendo.



Terça-feira, 6 de Setembro

Economia: 
Alemanha apresenta orçamento para 2017

Wolfgang Schäuble apresenta na terça-feira a proposta de orçamento da Alemanha para 2017. O ministro das Finanças do país defenderá o programa perante o Parlamento alemão, numa altura em que crescem os apelos a favor de uma aposta nos estímulos orçamentais, como solução para o crescimento económico anémico e a fraca inflação.


Quarta-feira, 7 de Setembro

Tecnologia: 
Apple apresenta ao mundo os novos produtos

A Apple tem agendada para quarta-feira, São Francisco, a apresentação dos novos produtos da marca. A expectativa é que a gigante tecnológica norte-americana apresentará o iPhone 7, um novo Apple Watch e melhorias ao sistema operativo iOS 10.



Quinta-feira, 8 de Setembro

Dados Económicos: 
Livro Bege concentra as atenções dos investidores

A Reserva Federal dos EUA publica o Livro Bege na quinta-feira. O documento contém os relatórios económicos de 12 distritos dos EUA, que deverão pesar na decisão que será tomada na próxima reunião, a 21 de Setembro. Isto numa altura em que vários responsáveis do banco central têm defendido que há condições para subir a taxa de juro de referência em breve. Actualmente, está entre 0,25% e 0,50%.

 

Política monetária: Mario Draghi poderá anunciar novos estímulos à economia

O Conselho do Banco Central Europeu volta a reunir-se na quinta-feira, para avaliar a evolução da economia da Zona Euro e discutir as possível medidas a anunciar. Vários analistas têm apontado para a possibilidade de a instituição liderada por Mario Draghi poder estender o programa de compra de activos por mais seis meses, que actualmente está previsto terminar em Março de 2017. Além disso, um novo corte na taxa de depósitos estará também em cima da mesa.

Sexta-feira, 9 de Setembro


Política: António Costa vai a Atenas reunir-se com toda a Europa do Sul

O primeiro-ministro português, António Costa, vai a Atenas na sexta-feira, no âmbito de uma mini- cimeira de países do Sul da União Europeia. Um encontro que contará com a presença dos líderes de Itália, Espanha, França, Chipre e Malta, onde serão recebidos pelo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.
Ver comentários
Saber mais antevisão da semana investidor privado mercados
Outras Notícias