Crédito, juros e dividendos. Leia as respostas do consultório financeiro às suas perguntas
O Negócios e o Doutor Finanças estabeleceram uma parceria com o objetivo de esclarecer as dúvidas colocadas pelos leitores em matéria de finanças pessoais. Todas as sextas-feiras, na edição impressa e aos sábados, no online, encontrará respostas às suas perguntas.
- Partilhar artigo
- ...
Crédito
| Carolina Silva Vou comprar uma casa por 800 mil euros e tenho menos de 35 anos. O meu marido tem mais de 35 anos, sendo que somos casados com separação de bens, mas vamos comprar o imóvel em conjunto. Tenho direito à isenção de impostos?
Vou comprar uma casa por 800 mil euros e tenho menos de 35 anos. O meu marido tem mais de 35 anos, sendo que somos casados com separação de bens, mas vamos comprar o imóvel em conjunto. Tenho direito à isenção de impostos?
Juros
| Anónimo O Banco Central Europeu (BCE) decidiu baixar os juros e isso reflete-se nas Euribor, mas os bancos assumem-no logo? Ou seja, se eu fizer um empréstimo à habitação, com uma taxa variável, as condições já vão ser melhores do que na véspera da decisão?
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu baixar os juros e isso reflete-se nas Euribor, mas os bancos assumem-no logo? Ou seja, se eu fizer um empréstimo à habitação, com uma taxa variável, as condições já vão ser melhores do que na véspera da decisão?
Assim, imaginemos uma família que contratou um crédito em janeiro. Nesse mês é informada de qual a prestação que vai pagar em fevereiro. E, para os cálculos, vai ser usada a média da Euribor de dezembro. De uma forma mais simples: os clientes são informados pelo banco das alterações num determinado mês, para que saibam que no mês seguinte a sua prestação vai mudar. Mas para que consigam dar esta informação aos clientes, os bancos têm de usar a média da taxa Euribor que já está "fechada", que é a do mês anterior ao da comunicação.
Dividendos
| Carlos Antunes Comprei ações da EDP e da EDP Renováveis em outubro do ano passado, através da Revolut, e contava receber dividendos no início deste ano relativo aos lucros de 2024. Passou um mês e não recebi nada. Devo contactar a plataforma? Como sei se vou ou não receber?
Comprei ações da EDP e da EDP Renováveis em outubro do ano passado, através da Revolut, e contava receber dividendos no início deste ano relativo aos lucros de 2024. Passou um mês e não recebi nada. Devo contactar a plataforma? Como sei se vou ou não receber?
As perguntas enviadas pelos leitores são editadas por questões de dimensão e clareza.
A informação partilhada não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos e/ou o contacto com canais oficiais, que suportem a matéria em causa.
Envie as suas perguntas para consultorio@negocios.pt.
Mais lidas