Ouro ultrapassa 3.508 dólares por onça e bate novo máximo histórico
Nunca o ouro valeu tanto. Durante a madrugada desta terça-feira, o preço da onça do "metal amarelo" no mercado "spot" tocou nos 3.508,73 dólares (cerca de 2.998 euros ao câmbio atual), o que representa um novo máximo histórico para a matéria-prima.
Já houve entretanto uma pequena correção na negociação e a esta hora o ouro segue a negociar 3.485,11 dólares por onça.
PUB
Só em 2025 o preço da onça de ouro já aumentou 30%, alimentado por diferentes fatores que têm colocado o metal precioso na mira dos mercados.
"Os investidores estão a aumentar as alocações ao ouro, sobretudo numa altura em que se perspetiva um corte nas taxas de juro da Fed, o que está a fazer subir os preços", comentou Joni Teves, estratega da empresa de serviços financeiros UBS Group, citado pela Bloomberg. "O nosso cenário-base é que o ouro continuará a estabelecer novos máximos nos próximos trimestres. Um ambiente de taxas de juro mais baixas, dados económicos mais suaves, a continuação da incerteza macro e dos riscos geopolíticos reforçam o papel do ouro na diversificação de portfólios", acrescenta.
O ouro já tinha tocado nos 3.500 dólares em abril, quando Donald Trump fez o anúncio das chamadas tarifas recíprocas. Nessa fase, os investidores procuraram "refúgio" no ouro, levando a matéria-prima a um máximo. Já nos últimos dias, tem sido a perspetiva de um corte nas taxas de juro diretoras da Reserva Federal (Fed) dos EUA, assim como o braço de ferro entre o Presidente Donald Trump e a Fed (justamente no sentido de pressionar para que haja um corte das taxas de juro), a impulsionar a negociação do ouro.
PUB
"Outro fator é a crise de confiança persistente nos ativos em dólares, devido ao ataque do presidente dos EUA, Donald Trump, à independência da Fed", sublinha Kyle Rodda, da empresa Capital.com, citado pela Reuters.
Christopher Wong, da área de estratégia cambial da Oversea-Chinese Banking, considera que o território acima dos 3.500 dólares é "desconhecido", pelo que aposta que haverá muita atenção dos investidores sobre como irá flutuar o preço do ouro nos próximos dias.
Os mercados vão agora ficar atentos à decisão da justiça americana sobre se o despedimento da governadora da Fed Lisa Cook, feito por Donald Trump, tem ou não base legítima, o que poderá voltar a influenciar a negociação do ouro a curto prazo.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda