Petróleo sobe com receios em torno da nomeação de Pompeo
O petróleo está a subir nos mercados internacionais, isto num momento em que os investidores ainda estão a avaliar um potencial aumento das tensões geopolíticas entre os EUA e o Irão, depois de Donald Trump ter demitido Rex Tillerson, secretário de Estado norte-americano, nomeando para o cargo o até ali director da CIA, Mike Pompeo.
Em Londres, o Brent sobe 0,40% para 64,87 dólares, enquanto em Nova Iorque, o West Texas Intermediate (WTI) valoriza 0,69% para 61,13 dólares.
PUB
A subida do petróleo está relacionada com os receios de aumento da tensão, nomeadamente entre os EUA e o Irão. Isto porque Rex Tillerson era pró-acordo nuclear com o Irão, enquanto o seu substituto é contra, em linha com a posição de Donald Trump. "De facto, demo-nos bastante bem mas discordamos sobre algumas coisas", afirmou ontem o presidente dos EUA ao explicar a demissão de Tillerson. "Olhando para o acordo com o Irão: eu acho que é péssimo, e acho que ele pensa que está ok. Eu queria rasgá-lo (ao acordo) ou algo do género e ele pensava de forma diferente", explicou Trump.
"Enquanto Tillerson era visto como uma das vozes de restrição em termos de relações com o Irão, Pompeo é uma das vozes críticas do acordo nuclear feito com o Irão", salientou Fereidun Fesharaki, presidente da consultora de energia FGE e ex-conselheiro de energia do governo iraniano, citado na Bloomberg.
PUB
Ou seja, a nomeação de Mike Pompeo pode retirar os EUA de um acordo entre as potências mundiais e o Irão. É este o receio dos investidores.
Esta nomeação por parte de Donald Trumpo, aumenta junto dos investidores, a perspectiva de sanções unilaterais dos EUA que poderão afectar as vendas de petróleo de membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Donald Trump já se tinha demonstrado contra o acordo com Teerão, em Outubro do ano passado, anunciando na altura que não ia certificar que Teerão estivesse a cumprir o acordo sobre o nuclear iraniano.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Rex Tillerson Mike Pompeo Donald Trump WTI energia Organização dos Países Exportadores de Petróleo petróleo BrentA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda