OPEP+ volta a aumentar produção de petróleo em novembro
A OPEP+ chegou a acordo para um aumento modesto na sua produção de petróleo em novembro, de acordo com a informação divulgada pelo cartel, após a reunião deste domingo. É o oitavo incremento mensal consecutivo.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados decidiram adicionar 137.000 barris por dia no próximo mês, de acordo com uma nota publicada no site do cartel. A próxima reunião está marcada para o dia 2 de novembro.
PUB
“Tendo em conta as perspetivas económicas globais estáveis e os atuais fundamentos do mercado, refletidos nos baixos níveis das reservas de petróleo, os oito países participantes decidiram implementar um ajustamento da produção de 137 mil barris por dia, a partir dos ajustamentos voluntários adicionais de 1,65 milhões de barris por dia anunciados em abril de 2023”, lê-se no comunicado.
A Rússia, que tinha pressionado para uma contenção no aumento da oferta, favoreceu um ajuste que ajudaria a defender os preços, enquanto a Arábia Saudita – mais preocupada com a participação no mercado – apoiou um aumento mais robusto, segundo fontes citadas pela Bloomberg.
PUB
A OPEP+ reúne oito grandes produtores: Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Cazaquistão, Argélia e Omã.
Os preços do petróleo foram negociados perto do valor mínimo de quatro meses, na passada sexta-feira.
Saber mais sobre...
Saber mais Gasóleo Economia Empresas Salários e benefícios Organização dos Países Exportadores de Petróleo Arábia Saudita RússiaMais lidas
O Negócios recomenda