Portugal está no top 10 dos países da UE com os combustíveis mais caros
Apesar de conseguir gasóleo e gasolina a um preço mais barato do que a média europeia, o peso dos impostos faz com que os combustíveis em Portugal fiquem acima da maioria dos seus pares da UE. Por comparação, Espanha tem o 5.º gasóleo mais barato.
- 17
- ...
Os preços dos combustíveis em Portugal são dos mais caros da União Europeia (UE) e os impostos são a grande causa deste fenómeno. De acordo com o mais recente relatório da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com dados referentes ao segundo trimestre deste ano, os preços do gasóleo simples e da gasolina 95 simples no país eram os nonos mais caros de toda a UE, com o valor médio a cifrar-se nos 1,537 euros e nos 1,689 euros por litro.
A diferença entre o preço praticado em Portugal e em Espanha, no caso da gasolina, alcança os 21,4 cêntimos por litro, enquanto em relação ao gasóleo fica-se pelos 15,1 cêntimos. No entanto, se dissecarmos estes preços, percebemos que é o peso dos impostos que faz disparar o valor que cada português tem de pagar a abastecer o seu veículo.
O preço médio sem impostos da gasolina e do gasóleo em Portugal é, na realidade, inferior ao de Espanha e ao da média europeia, com o país vizinho a pagar 0,746 euros por litro de gasolina (o 17.º mais caro da UE) e 0,767 euros por litro de gasóleo (o 5.º mais barato da UE). Já Portugal paga 0,738 euros e 0,746 euros por litro, respetivamente, com a carga fiscal, em ambos os casos, a ser superior a 50% - igualmente, superior à média europeia e a Espanha.
No entanto, no que diz respeito ao GPL Auto, a realidade é ligeiramente diferente. O preço por litro deste combustível no país vizinho acaba por ser superior ao português, embora a carga fiscal em Portugal seja bastante maior. O preço médio no segunto trimestre do ano por litro de GPL cifrou-se nos 0,949 euros em Espanha, enquanto em Portugal foi de 0,863 euros. O peso dos impostos neste último caso é de 45% (sem carga fiscal, estaria nos 0,471 euros), enquanto no país vizinho é de apenas 21% (sem carga fiscal, estaria nos 0,750 euros).
Segundo o relatório publicado esta terça-feira pela ERSE, o preço médio dos combustíveis registou uma diminuição generalizada na União Europeia no segundo trimestre do ano, comparado com os preços praticados no arranque do ano. O leste europeu tem, na generalidade, os preços médios mais baixos nos vários tipos de combustíveis, enquanto a Europa central pratica os valores mais elevados.
Mais lidas