Coreia do Norte anima investidores que aguardam reunião do BCE
Os mercados em números
PUB
PSI-20 desceu 0,21% para 5.354,25 pontos
Stoxx 600 subiu 0,13% para 371,36 pontos
S&P 500 desvaloriza 0,20% para 2.715,39 pontos
PUB
"Yield" a 10 anos de Portugal recua 3,5 pontos base para 1,917%
Euro sobe 0,63% para 1,2414 dólares
Petróleo sobe 0,31% para 65,74 dólares por barril em Londres
PUB
Itália lidera ganhos nas bolsas europeias
As bolsas europeias fecharam maioritariamente em terreno positivo, com a praça italiana a liderar os ganhos depois de ontem ter fechado em terreno negativo devido aos resultados das eleições, que ditaram um Parlamento sem maioria. O principal índice da bolsa de Milão avançou 1,75%, impulsionado sobretudo pela Telecom Itália, com as acções da operadora a disparem mais de 5% depois da Bloomberg ter noticiado que o investidor activista Elliott Management entrou no capital e pode desafiar a liderança da gestão que é exercida pela Vivendi.
PUB
O Stoxx600 ganhou 0,13%, com as acções a beneficiarem também da disponibilidade da Coreia do Norte para acabar com o seu programa nuclear. As notícias empresariais também animaram os índices. O sector da pasta e papel liderou os ganhos, depois da finlandesa Smurfit Kappa ter rejeitado uma oferta de aquisição.
PUB
Juros recuam com confiança no BCEO Banco Central Europeu (BCE) vai reunir-se esta semana e os investidores estão confiantes de que a política seja mantida, isto numa altura em que os receios em torno de tensões geopolíticas diminuíram, após as eleições de Itália e do fim do impasse na Alemanha, com o voto favorável do SPD ao acordo de coligação com a CDU para a formação de governo. As taxas de juro associadas à dívida portuguesa a 10 anos desceu 3,5 pontos base para 1,917%. Já a taxa da Alemanha subiu 3,2 pontos para 0,675%.
Taxas Euribor mantêm-se a três e 12 meses e sobem a seis e nove meses
PUB
As taxas Euribor mantiveram-se hoje nos prazos a três e 12 meses nos -0,327% e em -0,191%, respectivamente. Já as taxa a seis meses subiu para -0,271%, enquanto a Euribor a nove meses avançou para -0,222%.
Euro sobe com optimismo em torno do BCE e da Coreia do Norte
PUB
A disponibilidade da Coreia do Norte para negociar o início do programa nuclear do país foi bem recebida pelos investidores, o que se reflectiu nas bolsas, mas também na negociação cambial. O euro está a beneficiar ainda da expectativa em torno da política do Banco Central Europeu (BCE), com os investidores a apostarem na manutençã de uma política acomodatícia. O mesmo é dizer manutenção do programa de compra de activos e taxas de juro em mínimos. O euro está assim a subir 0,63% para 1,2414 dólares.
Petróleo cede ganhos à espera de aumento das reservas nos EUA
PUB
Os preços do petróleo seguem em alta, mas a cederem parte dos ganhos, dado que se estima que amanhã seja reportado um aumento dos inventários norte-americanos de crude relativos à semana passada. O Brent do Mar do Norte, que serve de referência às importações europeias e é negociado no mercado londrino, segue a somar 0,31% para 65,74 dólares por barril, ao passo que o West Texas Intermediate (WTI), negociado nos Estados Unidos, regista um ganho marginal de 0,02% para 65,58 dólares.
Ouro sobe mais de 1%
PUB
A actual situação de ameaça de uma guerra comercial fomendata pelos EUA contribui para uma subida do ouro, com os investidores a protegerem-se em activos considerados de refúgio, como este material. O ouro sobe assim mais de 1% para 1.337,56 dólares por onça.
Saber mais sobre...
Saber mais fecho dos mercados bolsas acções dívida juros da dívida euribor dólar euro libra petróleo WTI Brent Stoxx 600 acções europeias PSI-20 matérias-primasMais lidas
O Negócios recomenda